Conforto térmico nos ambientes de estudo remoto dos discentes do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul, campus Aquidauana
DOI:
https://doi.org/10.29276/redapeci.2024.24.220219.30-43Resumo
Este artigo tem como objetivo debater a respeito da necessidade do conforto térmico no espaço de aprendizagem, através da análise da percepção dos alunos do curso Técnico em Edificações do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul, Campus Aquidauana, sobre as condições térmicas de suas residências e adequabilidade desses espaços para o desenvolvimento duas suas práticas de estudos. A metodologia do presente trabalho é caracterizada como estudo de caso e contou com aplicação de questionário semiestruturado para identificar a percepção dos indivíduos. Os resultados indicam que os entrevistados consideram o clima de suas cidades quente e que suas casas possuem estratégias construtivas que permitem amenizar o impacto das variáveis climáticas sobre o conforto térmico dos usuários. Apesar disso, eles também têm recorrido aos sistemas artificiais para melhoria da qualidade do conforto no ambiente construído.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.