Humanização na educação a distância nos contextos socioemocionais e socioconstrutivistas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29276/redapeci.2024.24.220230.95-113

Resumo

A Educação a Distância (EaD) vem passando por grandes crescimentos, mas o número de evasão por motivos endógenos também cresce a cada dia. O objetivo desta pesquisa foi encontrar uma estratégia de ensino que fosse capaz de despertar o interesse do aluno e tornar o conteúdo didático atrativo, para melhorar a satisfação entre os alunos e consequentemente a qualidade EaD.  A descrição da pesquisa aplicada é um estudo de caso em uma instituição de ensino pública federal que teve seu nome preservado, além de, um levantamento teórico e bibliográfico acerca das concepções oriundas das teorias de aprendizagens sociointeracionista de Lev Vygotsky e socioemocional de Henry Wallon, com primícia na interação social e emoção, e a plataforma de estudo foi o Moodle, visto que, foi desenvolvida baseada na teoria socioconstrutivista. A metodologia é qualitativa, com o levantamento de dados através de uma entrevista. Como resultado foi desenvolvida uma metodologia para Humanização na Educação a Distância, que visa orientar professores e tutores a utilizar as melhores práticas pedagógicas e tecnológicas para EaD, através de cinco pilares: interação, comunicação, emoção, cognição e tecnologias. Como conclusão, obteve mais de 90% de satisfação entre os entrevistados que ficaram satisfeitos com o novo processo de ensino.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcos Antonio Gomes Xavier, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutorando do PPGI - UFRJ (Programa de Pós-graduação em Informática da Universidade Federal do Rio de Janeiro) em linha de pesquisa de Gestão em Sistemas Complexos. Mestrado Profissional em Novas Tecnologias Digitais na Educação pelo Centro Universitário Carioca (UNICARIOCA). Especialização: em Docência para a Educação Profissional e Tecnológica, pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ); em Gestão Pública Municipal; em Gestão em Administração Pública; em Planejamento, Implementação e Gestão em EaD, pela Universidade Federal Fluminense (UFF); em Tecnologias, Formação de Professores e Sociedade; em Design Instrucional para EAD Virtual, pela Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI). Graduação em Sistemas de Informação, pela Faculdade de Informática Lemos de Castro (FILC).

Daniele Cristine Novaes Sucena de Almeida, UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Sistemas Complexos da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Pesquisadora da Escola de Guerra Naval da Marinha do Brasil, Perita Forense Digital, Chefe das Seções de Informática e Ensino a Distância no Exército Brasileiro.

Paulo Victor Rodrigues de Carvalho, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutor em Engenharia de Produção, Professor no programa de Pós-Graduação em Informática da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ),

Alessandro Jatobá, Unicarioca

Doutor em Engenharia de Produção, Analista de Gestão em Saúde no Centro de Estudos Estratégicos da FIOCRUZ; Professor no Centro Universitário Carioca (UNICARICA).

Downloads

Publicado

2024-08-01