Humanização na educação a distância nos contextos socioemocionais e socioconstrutivistas
DOI:
https://doi.org/10.29276/redapeci.2024.24.220230.95-113Resumo
A Educação a Distância (EaD) vem passando por grandes crescimentos, mas o número de evasão por motivos endógenos também cresce a cada dia. O objetivo desta pesquisa foi encontrar uma estratégia de ensino que fosse capaz de despertar o interesse do aluno e tornar o conteúdo didático atrativo, para melhorar a satisfação entre os alunos e consequentemente a qualidade EaD. A descrição da pesquisa aplicada é um estudo de caso em uma instituição de ensino pública federal que teve seu nome preservado, além de, um levantamento teórico e bibliográfico acerca das concepções oriundas das teorias de aprendizagens sociointeracionista de Lev Vygotsky e socioemocional de Henry Wallon, com primícia na interação social e emoção, e a plataforma de estudo foi o Moodle, visto que, foi desenvolvida baseada na teoria socioconstrutivista. A metodologia é qualitativa, com o levantamento de dados através de uma entrevista. Como resultado foi desenvolvida uma metodologia para Humanização na Educação a Distância, que visa orientar professores e tutores a utilizar as melhores práticas pedagógicas e tecnológicas para EaD, através de cinco pilares: interação, comunicação, emoção, cognição e tecnologias. Como conclusão, obteve mais de 90% de satisfação entre os entrevistados que ficaram satisfeitos com o novo processo de ensino.
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