Ensino remoto em cursos de graduação em Enfermagem no contexto da pandemia da COVID-19

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DOI:

https://doi.org/10.29276/redapeci.2024.24.220302.69-82

Resumo

O estudo objetiva analisar o desenvolvimento do ensino remoto em cursos de graduação em Enfermagem na pandemia da covid-19 sob a ótica de docentes. Trata-se de um estudo exploratório com abordagem qualitativa, realizado em duas instituições de ensino superior, uma pública e outra privada, de um município do nordeste brasileiro. Participaram 19 docentes de cursos de graduação em Enfermagem que experienciaram o processo de desenvolvimento do ensino remoto. Estes foram entrevistados com o auxílio de formulário semiestruturado, sendo os dados organizados e analisados mediante Análise de Conteúdo de Bardin. Obedeceu-se aos aspectos éticos da pesquisa. Identificou-se três categorias empíricas: I - Enfrentando dificuldades; II – Superando desafios; e III – Encontrando facilidades. Na instituição pública, evidenciou-se o desenvolvimento de um ensino remoto organizado e planejado; na instituição privada, este formato de ensino ocorreu de forma rápida, sem programação prévia, com docentes e discentes aprendendo e superando os desafios.  O estudo aponta formas de superação dos desafios encontrados, que culminaram no aprimoramento da formação profissional do(a) enfermeiro(a) de instituições pública e privada.

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Biografia do Autor

Carina Estrela Moita, Universidade Federal da Bahia

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Voluntária no Laboratório de Estudos "Violência, Saúde e Qualidade de Vida" da Escola de Enfermagem da UFBA.

Josicelia Dumet Fernandes, Universidade Federal da Bahia

Doutora em Enfermagem, Professora Emérita e Titular da Escola de Enfermagem da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Membro da Comissão Permanente de Graduação da ABEn Nacional, jodumet@hotmail.com.

Rosana Maria de Oliveira Mota, Universidade Federal da Bahia

Doutora em Enfermagem, Docente no Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Administração do Serviços de Enfermagem – GEPASE/UFBA

Ana Lúcia Arcanjo Oliveira Cordeiro, Universidade Federal da Bahia

Doutora em Enfermagem, Docente na Universidade Federal da Bahia (UFBA), Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Administração do Serviços de Enfermagem – GEPASE/UFBA.

Jemima Raquel Lopes Santos, Universidade Federal da Bahia

Mestra em Enfermagem e Saúde, Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa: Violência, Saúde e Qualidade de Vida.

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Publicado

2024-08-01