Rede social, M-learning e ambiente virtual de aprendizagem: uma ressignificação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29276/redapeci.2024.24.220336.166-175

Resumo

Este artigo tem por objetivo apresentar uma forma de ressignificação de um ambiente virtual de aprendizagem (AVA) que propicie maior interação e colaboração entre os estudantes no processo de ensino-aprendizagem. Foi utilizada como campo de pesquisa uma instituição de ensino localizada no Estado do Rio de Janeiro, e público-alvo foi de estudantes matriculados em cursos técnicos de nível médio na modalidade de educação a distância (EaD). A partir da utilização de ferramentas, como o mapa de empatia, e da realização de pesquisa exploratória, constatou-se que o AVA necessita da ampliação de seus recursos para permitir que o objetivo da pesquisa seja alcançado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniel Mol Machado, Instituto de Engenharia Nuclear

Mestre em Engenharia de Produtção – Coppe- UFRJ, docente no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Novas Tecnologias Digitais na Educação do Centro Universitário Carioca (UNICARIOCA).

Josilene Marrone Coelho de Barros , Centro Universitário Carioca

Mestre em Novas Tecnologias Digitais na Educação pelo Centro Universitário Carioca (UNICARIOCA).

Antônio Carlos de Abreu Mól , Centro Universitário Carioca - UniCarioca

Doutor em Engenharia Nuclear – Coppe/UFRJ  - docente no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Novas Tecnologias Digitais na Educação no Centro Universitário Carioca (UNICARIOCA).

Alessandro Jatobá , Centro Universitário Carioca

Doutor em Engenharia de Produção, Pesquisador da Fundação Oswaldo Cruz, Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2, docente no Programa de Pós-Graduação em Novas Tecnologias Digitais na Educação no Centro Universitário Carioca (UNICARIOCA).

Downloads

Publicado

2024-08-01