O uso do aplicativo Molecular Geometry no ensino de química

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29276/redapeci.2024.24.220374.137-151

Resumo

O ensino de Química é uma área de grande relevância na formação educacional, visto que estabelece as relações entre a constituição, propriedades e transformações dos fenômenos que nos rodeiam. Este trabalho teve como finalidade averiguar as contribuições do aplicativo Molecular Geometry para o ensino de química. A pesquisa realizada foi de natureza básica, de caráter exploratória com uma abordagem quali-quantitativa, utilizando questionários diagnósticos, uso de Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC) e atividades práticas avaliativas. A pesquisa foi realizada na cidade de Coari-Amazonas, com duas turmas do Ensino Médio (1º e 3º ano). Como resultado, ficou evidente a contribuição do aplicativo para a aprendizagem de Geometria Molecular. Na turma do 1º ano cerca de 92,6% dos alunos acreditam que o aplicativo contribuiu para seu processo de aprendizagem, e na turma do 3º ano, cerca de 96,9% dos alunos acreditam que contribuiu para sua aprendizagem. Desse modo, foi possível averiguar a contribuição das TIC para aprendizagem dos alunos no ensino de química. Verificou-se que a TIC foi uma ferramenta bastante útil e eficaz no estudo de química, visto que permitiu que os alunos conseguissem identificar moléculas projetas no ambiente virtual e relacioná-la com o conteúdo teórico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Paula Saldanha Guedes Paes, Universidade Federal do Amazonas

Graduada do Curso de Licenciatura em Ciências Biologia e Química.

Klenicy Kazumy de LimaYamaguchi, Universidade Federal do Amazonas

Doutora em Química, Professora da Universidade Federal do Amazonas.

Downloads

Publicado

2024-08-01