Diálogo para uso de tecnologias digitais na educação básica e a formação docente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29276/redapeci.2024.24.220375.44-54

Resumo

Resumo: As tecnologias digitais atreladas à educação básica e à formação de professores e professoras carregam inúmeros debates demandados por pesquisas, pesquisadores teóricos e políticas em educação.  Este trabalho, metodologicamente com análise de revisão de literatura, tem como objetivo contribuir de forma reflexiva sobre o uso das tecnologias digitais na educação básica evidenciando os desafios dos professores em face do uso destas no trabalho docente. Apesar das tecnologias digitais serem populares, elas são motivos de desafios para uso no sentido de recursos didático-pedagógicos em muitos ambientes escolares.  O uso das TDCIs em sala de aula pode contribuir para emergir uma nova visão do sentido de ensinar e aprender. Para tanto, a isto, demanda formação aos professores, condições de trabalho e recursos tecnológicos acessíveis, de modo a implementar o trabalho pedagógico e contribuir significativamente para a formação dos educandos.

Palavras-chave: Avanço tecnológico. Diálogo. Formação docente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Francisco Rocha Simão, Secretaria Municipal de Educação de Palmas (TO)

Mestre em Educação, Professor da Educação Básica na Secretaria Municipal de Educação de Palmas (TO), Membro do Grupo de pesquisa Minorias da Universidade Federal de Tocantins (UFT).

Mônica Strege Médici

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai (URI), Docente da Secretaria Estadual da Educação de Mato Grosso (SEDUC), Vila Rica (MT). 

Downloads

Publicado

2024-08-01