Diálogo para uso de tecnologias digitais na educação básica e a formação docente
DOI:
https://doi.org/10.29276/redapeci.2024.24.220375.44-54Resumo
Resumo: As tecnologias digitais atreladas à educação básica e à formação de professores e professoras carregam inúmeros debates demandados por pesquisas, pesquisadores teóricos e políticas em educação. Este trabalho, metodologicamente com análise de revisão de literatura, tem como objetivo contribuir de forma reflexiva sobre o uso das tecnologias digitais na educação básica evidenciando os desafios dos professores em face do uso destas no trabalho docente. Apesar das tecnologias digitais serem populares, elas são motivos de desafios para uso no sentido de recursos didático-pedagógicos em muitos ambientes escolares. O uso das TDCIs em sala de aula pode contribuir para emergir uma nova visão do sentido de ensinar e aprender. Para tanto, a isto, demanda formação aos professores, condições de trabalho e recursos tecnológicos acessíveis, de modo a implementar o trabalho pedagógico e contribuir significativamente para a formação dos educandos.
Palavras-chave: Avanço tecnológico. Diálogo. Formação docente.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.