Uma proposta de instrumento para a avaliação do bem-estar acadêmico na educação a distância

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29276/redapeci.2024.24.220788.190-205

Resumo

O número de matrícula de discentes na Educação a Distância vem crescendo exponencialmente nos últimos tempos. Contudo, a experiência proporcionada, nesta modalidade, e o número de desistência são fatores que geram reflexões. A ausência de engajamento poderia ser uma das causas da desistência, por parte desses discentes, e a promoção do Bem-Estar, por sua vez, poderia aumentar o envolvimento e facilitar sua permanência. Neste contexto, ter indicadores definidos que possibilitem o desenvolvimento de estratégias para uma EaD mais acolhedora, em que as relações humanas sejam estabelecidas e os relacionamentos positivos sejam criados a fim de estreitar a distância e motivar o aluno em seu processo de aprendizagem, é algo que pode contribuir com o processo de ensino-aprendizagem. Diante do exposto, este estudo, tem como objetivo geral: Propor um instrumento de avaliação do Bem-Estar Acadêmico com base nas dimensões cognitiva e afetiva da teoria da Psicologia Positiva tendo como público-alvo os alunos de um curso superior na modalidade EaD. Para alcançar o objetivo, foi realizado um levantamento bibliográfico e empregada as etapas propostas para construção de um instrumento. Cabe ressaltar que este estudo é um recorte de uma dissertação. Ao final, apresentou-se o Instrumento de Avaliação do Bem-Estar Acadêmico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leonor Leandro Lima Costa, Universidade Cruzeiro do Sul

Mestre em Ensino de Ciências.

Edna Duarte, Universidade Cruzeiro do Sul

Doutora em Ensino de Ciências, Professora no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências da Universidade Cruzeiro do Sul, Professora da Faculdade de Tecnologia de São Caetano do Sul (FATEC).

Ismar Frango, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Doutor em Engenharia Elétrica, Professor no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica e Computação da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Downloads

Publicado

2024-08-01