Formação continuada de professores e tecnologias digitais: reflexões e desafios na prática de ensino

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29276/redapeci.2024.24.320873.39-47

Resumo

Este trabalho tem com o objetivo refletir sobre a formação continuada docente e os desafios para a prática docente sob a perspectiva do uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC). Em relação aos procedimentos metodológicos, segue-se uma abordagem qualitativa que permite a descrição dos fenômenos de forma mais aprofundada. Para isso, utilizou-se da pesquisa bibliográfica. Dessa forma, percebeu-se que a formação continuada do professor é crucial para o uso das tecnologias nos processos educativos. Além disso, foi notado que os desafios listados são diversos, desde o engajamento com a Cultura digital até a adequação e a estruturação das escolas em todo o Brasil.  É notório que os alunos enfrentam dificuldades e desafios que envolvem o ambiente escolar e familiar, o que tem um grande impacto na prática pedagógica do professor, de acordo com as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eullir da Silva Bento, Secretaria de Estado de Educação e Desporto (SEED/RR)

Especialista em Ciências da Natureza, suas Tecnologias e Mundo do Trabalho, Professor da Secretaria de Educação e Desporto de Roraima (SEED/RR).

Downloads

Publicado

2024-12-02