Organização comunicacional e acesso estudantil no ensino médio integrado do Instituto Federal do Maranhão/Campus Açailândia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29276/redapeci.2024.24.220879.152-165

Resumo

Este artigo tece discussões sobre o acesso à Educação Profissional e Tecnológica - EPT ofertada pelos Institutos Federais, dando ênfase sobre a importância de uma efetiva comunicação organizacional com vista a democratizar informação de acesso ao processo educativo e formativo aos cidadãos. Soma-se a esta reflexão, as questões relacionadas ao ingresso dos estudantes naquela organização educacional. O objetivo do estudo foi analisar os meios e redes comunicacionais utilizados como mediadores da divulgação dos processos seletivos de acesso à EPT no Instituto Federal do Maranhão (IFMA), Campus Açailândia e identificar, no discurso de membros da comissão organizadora dos certames, os desafios impactantes da interação comunicativa entre o IFMA e a comunidade local. O método qualitativo com objetivos exploratórios e descritivos fundamentou o procedimento de geração dos dados por meio de entrevista grupo focal com membros da referida comissão e o trabalho analítico destes na técnica da análise temática de conteúdo. O resultado do estudo revelou a fragilidade da política comunicativa da instituição. O que pressupõe inovação e atualização desta política em sintonia com as emergentes tecnologias de informação e comunicação, adequando-se ao nível de compreensão da comunidade local ainda carente de acesso e domínio dos letramentos contemporâneos.

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Biografia do Autor

Bruno Almeida dos Santos Barros, Instituto Federal do Maranhão

Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica do Instituto Federal do Tocantins (IFTO/Campus Palmas), Assistente em Administração do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA/Campus Açailândia).

Rivadavia Porto Cavalcante, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins- IFTO

Doutor em Linguística e Práticas Sociais, Professor no Programa de Mestrado Nacional de Educação Profissional e Tecnológica, Campus Palmas, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO).

Mary Lucia Gomes Silveira de Senna, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins- IFTO

Doutora em Ciências, Professora no Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO).

Weimar Silva Castilho, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO)

Doutor em Sistemas Mecatrônicos. Professor no Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO).

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Publicado

2024-08-01