Organização comunicacional e acesso estudantil no ensino médio integrado do Instituto Federal do Maranhão/Campus Açailândia
DOI:
https://doi.org/10.29276/redapeci.2024.24.220879.152-165Resumo
Este artigo tece discussões sobre o acesso à Educação Profissional e Tecnológica - EPT ofertada pelos Institutos Federais, dando ênfase sobre a importância de uma efetiva comunicação organizacional com vista a democratizar informação de acesso ao processo educativo e formativo aos cidadãos. Soma-se a esta reflexão, as questões relacionadas ao ingresso dos estudantes naquela organização educacional. O objetivo do estudo foi analisar os meios e redes comunicacionais utilizados como mediadores da divulgação dos processos seletivos de acesso à EPT no Instituto Federal do Maranhão (IFMA), Campus Açailândia e identificar, no discurso de membros da comissão organizadora dos certames, os desafios impactantes da interação comunicativa entre o IFMA e a comunidade local. O método qualitativo com objetivos exploratórios e descritivos fundamentou o procedimento de geração dos dados por meio de entrevista grupo focal com membros da referida comissão e o trabalho analítico destes na técnica da análise temática de conteúdo. O resultado do estudo revelou a fragilidade da política comunicativa da instituição. O que pressupõe inovação e atualização desta política em sintonia com as emergentes tecnologias de informação e comunicação, adequando-se ao nível de compreensão da comunidade local ainda carente de acesso e domínio dos letramentos contemporâneos.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.