A gamificação como estratégia instrucional
DOI:
https://doi.org/10.29276/redapeci.2024.24.220949.4-13Resumo
A partir da revisão teórica de autores que estudam a utilização de estratégias de jogos no processo de ensino-aprendizagem o objetivo deste artigo é apresentar e discutir a gamificação e os jogos sérios como ferramentas educacionais integradoras, exibindo exemplos práticos. A utilização de games educacionais como método pedagógico e instrumento de aprendizagem é uma tendência nas escolas, universidades e centros de formação técnica, profissional e educacional em todo o mundo. Para Pinho (2018), a utilização de técnicas de gamificação nos processos educacionais enquanto metodologia pode contribuir para uma aprendizagem integradora e centrada no aluno. Contudo, para desenvolver novos formatos, experiências e narrativas instrucionais, antes de mais nada é necessário incorporar tecnologias e ferramentas de informação e comunicação que surgem todos os dias aos processos de comunicação, informação, ensino e aprendizagem, desenvolvendo e aprimorando metodologias.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.