Letramento e tecnologias digitais no trabalho docentes: uma revisão de literatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29276/redapeci.2024.24.321036.88-102

Resumo

O presente artigo é um recorte da pesquisa de mestrado em alfabetização e letramento com tecnologias digitais, em andamento na Unicarioca, Rio de Janeiro, Programa de Mestrado em Novas Tecnologias Digitais, e tem por objetivo identificar como os professores e pedagogos na docência com crianças dos anos iniciais do Ensino Fundamental estão utilizando as tecnologias digitais nos processos de alfabetização e letramento. Este texto apresenta a pesquisa inicial, do tipo estado da arte, baseado em artigos publicados nos últimos 10 anos em periódicos acadêmicos, ou seja, 2013 a 2023. A seleção foi feita através de site de pesquisa Scielo e Google acadêmico. Os artigos selecionados estão publicados na plataforma Scielo, em anais de congressos, ou em revistas acadêmicas. Os textos analisados, de modo geral, apresentam um retrato da sociedade em rede (CASTELLS, 2012) ou da era informático midiática (LÉVY, 1998) e em suas pesquisas os autores percebem a dificuldade dos docentes em trabalhar com alunos nascidos nesta sociedade tecnológica. Conclui-se, após este breve levantamento, que há necessidade de políticas públicas mais efetivas para dar conta da formação inicial e da preparação docente em serviço.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcos Augusto da Silva, Prefeitura Municipal de Maricá

Especialista em em Docência do Ensino Superior, Gestor público na Prefeitura Municipal de Maricá, Estado do Rio de Janeiro.

Hugo Cesar Bellas, Centro Universitário Carioca (UNICARIOCA)

Doutor em Engenharia de Produção, Pesquisador no Centro de Estudos Estratégicos, da Fundação Oswaldo Cruz, Professor no Programa de Pós-Graduação em Novas Tecnologias Digitais na Educação da Universidade Carioca (UNICARIOCA).

Downloads

Publicado

2024-12-02