Metodologia 6A: uma proposta para a produção audiovisual por professores de Ciências da Natureza

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DOI:

https://doi.org/10.29276/redapeci.2024.24.321310.103-115

Resumo

O ensino das Ciências da Natureza passou por profundas mudanças durante a pandemia da Covid-19. Professores e estudantes foram obrigados a se adaptarem ao ensino remoto emergencial, no qual o uso de vídeos adquiriu grande importância. No entanto, não houve tempo suficiente para a formação dos professores para a produção e seleção de vídeos. Em nossa revisão bibliográfica verificamos que o uso de vídeos não é trivial, muito menos a sua produção. Foram encontrados poucos trabalhos que apresentassem métodos capazes de habilitar os professores à produção audiovisual com qualidade conteudística e artística. Nossa proposta foi desenvolver e aplicar uma nova metodologia chamada de 6A, que reproduz as seis atividades fundamentais da produção audiovisual profissional: roteiro, produção, direção, captação de vídeo, captação de áudio e edição. A metodologia foi aplicada em um curso de formação continuada oferecido a professores de Ciências da Natureza da rede pública de ensino do Brasil. A análise dos vídeos produzidos por esses professores demonstrou que foi possível habilitá-los à produção autoral de vídeos com a qualidade almejada. Concluímos que é possível promover a alfabetização midiática de professores de Ciências da Natureza, de modo a que eles sejam capazes de produzir vídeos para as suas aulas e para a divulgação científica.

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Biografia do Autor

André Amaral Gonçaves Bianco, UNIFESP

Pós-Doutor em Alfabetização Midiática e Informacional, Doutor em Ciências, Professor da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) - campus Diadema/SP, coordenador do grupo de pesquisas Núcleo de Fotografia Científica.

Agnaldo Arroio, Universidade de São Paulo

Pós-doutorado em Educação, Doutor em Ciências (Físico-Química), Professor no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de São Paulo (USP).

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Publicado

2024-12-02