Metodologia 6A: uma proposta para a produção audiovisual por professores de Ciências da Natureza
DOI:
https://doi.org/10.29276/redapeci.2024.24.321310.103-115Resumo
O ensino das Ciências da Natureza passou por profundas mudanças durante a pandemia da Covid-19. Professores e estudantes foram obrigados a se adaptarem ao ensino remoto emergencial, no qual o uso de vídeos adquiriu grande importância. No entanto, não houve tempo suficiente para a formação dos professores para a produção e seleção de vídeos. Em nossa revisão bibliográfica verificamos que o uso de vídeos não é trivial, muito menos a sua produção. Foram encontrados poucos trabalhos que apresentassem métodos capazes de habilitar os professores à produção audiovisual com qualidade conteudística e artística. Nossa proposta foi desenvolver e aplicar uma nova metodologia chamada de 6A, que reproduz as seis atividades fundamentais da produção audiovisual profissional: roteiro, produção, direção, captação de vídeo, captação de áudio e edição. A metodologia foi aplicada em um curso de formação continuada oferecido a professores de Ciências da Natureza da rede pública de ensino do Brasil. A análise dos vídeos produzidos por esses professores demonstrou que foi possível habilitá-los à produção autoral de vídeos com a qualidade almejada. Concluímos que é possível promover a alfabetização midiática de professores de Ciências da Natureza, de modo a que eles sejam capazes de produzir vídeos para as suas aulas e para a divulgação científica.
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