Ensino a distância e evasão no ensino superior no Brasil: evidências no contexto da pandemia
DOI:
https://doi.org/10.29276/redapeci.2024.24.321338.25-38Resumo
No contexto da pandemia da COVID-19 a modalidade de ensino à distância (EAD), bem como o ensino remoto foram apresentados como alternativas ao ensino presencial (WORLD BANK, 2021). O forte crescimento da modalidade EAD observado no Brasil foi acompanhado pelo crescimento da evasão do ensino superior, e ainda são poucas as pesquisas baseadas em dados quantitativos, voltados a compreensão do fenômeno de forma sistêmica em todo o país. O estudo avalia se a pandemia de COVID-19 modificou os padrões de evasão e conclusão do ensino superior EAD, utilizando os indicadores de fluxo do Censo do Ensino Superior do INEP de 9.207 cursos EAD em 645 IES, entre 2011 e 2018, bem como a tendência da razão do número de desistências e novas matrículas, buscando identificar quebras estruturais na série, conforme Vogelsang and Perron (1998). Foram encontrados tanto a mudança no comportamento da taxa média de conclusão e quanto desistência, bem como a quebra estrutural no ano 2020 para a série desistências/matrículas, o que confirma a presença de alterações no padrão formativo decorrentes da pandemia.
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