Ensino a distância e evasão no ensino superior no Brasil: evidências no contexto da pandemia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29276/redapeci.2024.24.321338.25-38

Resumo

No contexto da pandemia da COVID-19 a modalidade de ensino à distância (EAD), bem como o ensino remoto foram apresentados como alternativas ao ensino presencial (WORLD BANK, 2021). O forte crescimento da modalidade EAD observado no Brasil foi acompanhado pelo crescimento da evasão do ensino superior, e ainda são poucas as pesquisas baseadas em dados quantitativos, voltados a compreensão do fenômeno de forma sistêmica em todo o país. O estudo avalia se a pandemia de COVID-19 modificou os padrões de evasão e conclusão do ensino superior EAD, utilizando os indicadores de fluxo do Censo do Ensino Superior do INEP de 9.207 cursos EAD em 645 IES, entre 2011 e 2018, bem como a tendência da razão do número de desistências e novas matrículas, buscando identificar quebras estruturais na série, conforme Vogelsang and Perron (1998).  Foram encontrados tanto a mudança no comportamento da taxa média de conclusão e quanto desistência, bem como a quebra estrutural no ano 2020 para a série desistências/matrículas, o que confirma a presença de alterações no padrão formativo decorrentes da pandemia.

 

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Biografia do Autor

Vanessa da Silva Porto, Universidade Federal Fluminense

Especialista em Gerenciamento de Empresas, atuando no Núcleo de Estudos Empresariais e Sociais (NEES) da Universidade Federal Fluminense. 

Rafael Alves da Cunha, Universidade Federal Fluminense

Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Economia da Universidade Federal Fluminense (UFF). 

Martius Vicente Rodriguez Y Rodriguez, Universidade Federal Fluminense

Pós-doutor em Gestão do Conhecimento, Doutor em Engenharia Civil e em Gestão Tecnológica, Gerente de Desenvolvimento Gerencial e da Gestão Empresarial da Universidade Petrobras; Professor da Universidade Federal Fluminense (UFF), Coordenador do MBA em Logística pela UFF/Administração.

Daiane Rodrigues dos Santos, Universidade Estadual do Rio de Janeiro

Doutora em Engenharia Elétrica, Professora no Programa de Pós-Graduação em Ciências Econômicas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PPGCE-UERJ).

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Publicado

2024-12-02