Desafios na aprendizagem de lógica de programação entre estudantes de tecnologia: uma revisão sistemática da literatura
DOI:
https://doi.org/10.29276/redapeci.2024.24.321348.12-24Resumo
Programar é uma atividade que beneficia qualquer indivíduo ao estimular o pensamento lógico e a resolução de problemas. No entanto, o ensino de programação é geralmente voltado para futuros profissionais da computação, especialmente no desenvolvimento de software, e é predominante em cursos técnicos e de graduação em informática. A aprendizagem de programação nesses cursos tem se mostrado complexa, o que resulta em dificuldades significativas para os alunos na compreensão de lógica de programação, leva a altos índices de reprovação e desistência em disciplinas introdutórias. Este trabalho visa identificar os principais desafios enfrentados por alunos durante a aprendizagem de programação de computadores, ao focar nas disciplinas introdutórias de lógica de programação. Para isso, foi realizada uma revisão sistemática abrangente em bases de dados como Google Acadêmico, IEEE, Periódicos da Capes, ScienceDirect e Scielo. O estudo revelou que as dificuldades mais comuns são relacionadas ao raciocínio lógico e à capacidade de abstração, fundamentais para a resolução de problemas em programação. Este trabalho pode auxiliar na elaboração de estratégias e métodos de ensino que melhoram o processo de ensino e aprendizagem de programação, ao promover melhores resultados acadêmicos e reduzindo a taxa de desistência e reprovação.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.