Superação e aprendizagem: experiência com o Moodle em Ibiá, Minas Gerais, na construção de ambiente virtual de aprendizagem eficaz

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29276/redapeci.2024.24.321393.130-138

Resumo

O objetivo deste artigo foi explorar como a implementação do uso da plataforma Moodle impactou no processo de ensino e aprendizagem na cidade de Ibiá–MG. Trata-se de um relato de experiência, constituindo um estudo descritivo, adotando-se como instrumento um questionário, sob escala Likert, enviado a 121 professores, obtendo-se 24 respondentes. A implementação do AVA Moodle mostrou-se uma solução eficiente para manter o processo educacional durante a pandemia. Não obstante os desafios enfrentados, como a falta de acesso à internet em áreas rurais, o apoio técnico, e o treinamento prévio dos professores contribuíram para o sucesso. Os resultados indicam que o AVA facilitou a interação entre professores e alunos, promovendo um ambiente de aprendizagem colaborativo. Logo, o uso da plataforma Moodle se mostra um instrumento valioso no contexto do Ensino Remoto Emergencial (ERE) permitindo a continuidade do ensino de forma eficaz e adaptável às circunstâncias desafiadoras da pandemia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cristiano Silveira Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFTM)

Mestrando em Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triangulo Mineiro (IFTM), Especialista em desenvolvimento Web Full Stack, Analista de Sistemas da Prefeitura Municipal de Ibiá (MG).

Hugo Leonardo Pereira Rufino, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFTM)

Pós-Doutorado em Computação, Doutor em Ciências, Professor nos Programas de Pós-graduação Mestrado Profissional em Educação Tecnológica e Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional (ProfEPT) do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFMT) - Campus Avançado Uberaba Parque Tecnológico.

Adriano Euripedes Medeiros Martins, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFTM)

Doutor em Filosofia, Professor dos Programas de P´´ós-Graduação Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) e Mestrado em Educação Tecnológica do (PPGET) Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM).

Franciely Pereira Moreira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFTM)

Mestre em Educação Tecnológica, Professora na Escola Estadual Honório Guimarães e na Escola Municipal Inspetora France Abadia Machado Santana.

Downloads

Publicado

2024-12-02