Superação e aprendizagem: experiência com o Moodle em Ibiá, Minas Gerais, na construção de ambiente virtual de aprendizagem eficaz
DOI:
https://doi.org/10.29276/redapeci.2024.24.321393.130-138Resumo
O objetivo deste artigo foi explorar como a implementação do uso da plataforma Moodle impactou no processo de ensino e aprendizagem na cidade de Ibiá–MG. Trata-se de um relato de experiência, constituindo um estudo descritivo, adotando-se como instrumento um questionário, sob escala Likert, enviado a 121 professores, obtendo-se 24 respondentes. A implementação do AVA Moodle mostrou-se uma solução eficiente para manter o processo educacional durante a pandemia. Não obstante os desafios enfrentados, como a falta de acesso à internet em áreas rurais, o apoio técnico, e o treinamento prévio dos professores contribuíram para o sucesso. Os resultados indicam que o AVA facilitou a interação entre professores e alunos, promovendo um ambiente de aprendizagem colaborativo. Logo, o uso da plataforma Moodle se mostra um instrumento valioso no contexto do Ensino Remoto Emergencial (ERE) permitindo a continuidade do ensino de forma eficaz e adaptável às circunstâncias desafiadoras da pandemia.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.