Cyberbullying entre adolescentes durante ensino remoto: comparativo entre escolas públicas e privadas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29276/redapeci.2024.24.321627.4-11

Resumo

Compreender os conhecimentos de cyberbullying entre adolescentes escolares oriundos de escolas públicas e privadas. Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa, descritiva e exploratória. A coleta de dados foi realizada através de entrevista com roteiro semiestruturado, com adolescentes de duas escolas da rede pública e outras duas da rede privada em uma cidade do interior da Bahia, que vivenciaram a educação de modo remoto durante a pandemia da COVID-19. Foram entrevistados dezesseis adolescentes, destes nove eram provenientes de escolas públicas e os demais das escolas privadas. Pesquisa foi aprovada pelo Comitê de ética em pesquisa e respeitou os aspectos éticos em todas as etapas. Emergiram três categorias temáticas: Compreensão do Cyberbullying pelos adolescentes, Comparação entre Bullying e Cyberbullying e Estratégias de Prevenção do Cyberbullying, por meio das quais foi possível perceber a disparidade entre as redes de educação a cerca do cyberbullying, bem como a importância da educação continuada com os adolescentes sobre a   prevenção da violência. A partir dos relatos dos adolescentes urge a importância de estratégias que possibilite a compreensão sobre o cyberbullying e os modos que ele se manifesta, a fim de estabelecer estratégias que promovam a cultura de paz.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aisiane Cedraz Morais, Universidade Estadual de Feira de Santana

Doutora em Enfermagem, Professora na Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Enfermagem da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS).

Dielly de Souza Leitão , Hospital Estadual da Criança (HEC/Feira de Santana/BA)

Graduação em Enfermagem, enfermeira assistencial do Hospital Estadual da Criança (HEC/Feira de Santana/BA).

Raquel Vieira Farias , Hospital Estadual da Criança (HEC/Feira de Santana/BA)

Graduação em Enfermagem, enfermeira assistencial do Hospital Estadual da Criança (HEC/Feira de Santana/BA).

Rebeca da Silva Araújo , Universidade Estadual de Feira de Santana

Mestranda em  Saúde Coletiva, Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), enfermeira assistencial do Hospital Geral Clériston Andrade.

Sinara de Lima Souza , Universidade Estadual de Feira de Santana

Doutora em Enfermagem, Professora no Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Enfermagem da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Coordenadora do Núcleo Interdisciplinar de Estudo sobre  Vulnerabilidades e Saúde (NIEVS)/UEFS).

Downloads

Publicado

2024-12-02