Cyberbullying entre adolescentes durante ensino remoto: comparativo entre escolas públicas e privadas
DOI:
https://doi.org/10.29276/redapeci.2024.24.321627.4-11Resumo
Compreender os conhecimentos de cyberbullying entre adolescentes escolares oriundos de escolas públicas e privadas. Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa, descritiva e exploratória. A coleta de dados foi realizada através de entrevista com roteiro semiestruturado, com adolescentes de duas escolas da rede pública e outras duas da rede privada em uma cidade do interior da Bahia, que vivenciaram a educação de modo remoto durante a pandemia da COVID-19. Foram entrevistados dezesseis adolescentes, destes nove eram provenientes de escolas públicas e os demais das escolas privadas. Pesquisa foi aprovada pelo Comitê de ética em pesquisa e respeitou os aspectos éticos em todas as etapas. Emergiram três categorias temáticas: Compreensão do Cyberbullying pelos adolescentes, Comparação entre Bullying e Cyberbullying e Estratégias de Prevenção do Cyberbullying, por meio das quais foi possível perceber a disparidade entre as redes de educação a cerca do cyberbullying, bem como a importância da educação continuada com os adolescentes sobre a prevenção da violência. A partir dos relatos dos adolescentes urge a importância de estratégias que possibilite a compreensão sobre o cyberbullying e os modos que ele se manifesta, a fim de estabelecer estratégias que promovam a cultura de paz.
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