Grupos de pesquisa e a formação de professores pesquisadores em educação financeira

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29276/redapeci.2024.24.321713.48-60

Resumo

A educação financeira vem sendo inserida progressivamente no contexto escolar. Uma ação que contribui para que os professores e formadores de professores realizarem essa inserção da melhor forma é a participação em Grupos de Pesquisa. As leituras e discussões no âmbito dos grupos de pesquisa poderão contribuir para a sua prática de ensino. Assim, objetiva-se analisar como emerge a temática de educação financeira nos Grupos de Pesquisa institucionalizados da área de educação e matemática presentes no Diretório dos Grupos de Pesquisa (CNPq). Esta pesquisa qualitativa identificou 11 grupos focados na educação financeira, com 12 linhas de pesquisa. Todos eram chancelados por instituições públicas e a maioria dos pesquisadores eram professores de matemática. Além de atuarem na formação de professores, a participação em grupos impactava seu desenvolvimento profissional. Convém destacar que as redes sociais destacaram a importância da colaboração entre pesquisadores. Observou-se que a educação financeira discutida pelos Grupos de Pesquisa em âmbito escolar visa desenvolver a capacidade crítica e reflexiva dos estudantes, preparando-os para decisões financeiras informadas. Isso confirma a importância de se abordar a educação financeira nos Grupos de Pesquisa para fortalecer a formação de professores e melhorar a prática educativa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Reullyanne Freitas de Aguiar, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão, Campus Buriticupu

Doutoranda em Educação em Ciência e Matemática (PPGECEM) da Associação em Rede de Instituições de Ensino Superior da Amazônia Legal Brasileira (REAMEC), Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA), Campus Buriticupu.

Francisco Alexandre de Lima Sales, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão, Campus Buriticupu (IFMA), Buriticupu, Maranhão, Brasil.

Doutorando em Educação em Ciência e Matemática (PPGECEM) da Associação em Rede de Instituições de Ensino Superior da Amazônia Legal Brasileira (REAMEC), Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA).

Raimundo Luna Neres, Universidade CEUMA (UNICEUMA), São Luís, Maranhão, Brasil.

Doutor em Educação Matemática, Professor do Centro Universitário do Maranhão (UNICEUMA) e no Programa de Pós-Graduação Doutorado em Educação em Ciências e Matemática da Associação em Rede de Instituições de Ensino Superior da Amazônia Legal Brasileira (REAMEC)/UNICEUMA/Polo Belém e no Programa de Pós-Graduação em Gestão de Ensino da Educação Básica da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

Alexandra Sofia da Cunha Rodrigues, Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, Portugal

Doutora em Didática da Matemática, Professora da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa.

Downloads

Publicado

2024-12-02