Grupos de pesquisa e a formação de professores pesquisadores em educação financeira
DOI:
https://doi.org/10.29276/redapeci.2024.24.321713.48-60Resumo
A educação financeira vem sendo inserida progressivamente no contexto escolar. Uma ação que contribui para que os professores e formadores de professores realizarem essa inserção da melhor forma é a participação em Grupos de Pesquisa. As leituras e discussões no âmbito dos grupos de pesquisa poderão contribuir para a sua prática de ensino. Assim, objetiva-se analisar como emerge a temática de educação financeira nos Grupos de Pesquisa institucionalizados da área de educação e matemática presentes no Diretório dos Grupos de Pesquisa (CNPq). Esta pesquisa qualitativa identificou 11 grupos focados na educação financeira, com 12 linhas de pesquisa. Todos eram chancelados por instituições públicas e a maioria dos pesquisadores eram professores de matemática. Além de atuarem na formação de professores, a participação em grupos impactava seu desenvolvimento profissional. Convém destacar que as redes sociais destacaram a importância da colaboração entre pesquisadores. Observou-se que a educação financeira discutida pelos Grupos de Pesquisa em âmbito escolar visa desenvolver a capacidade crítica e reflexiva dos estudantes, preparando-os para decisões financeiras informadas. Isso confirma a importância de se abordar a educação financeira nos Grupos de Pesquisa para fortalecer a formação de professores e melhorar a prática educativa.
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