Tecnologias educativas na prevenção sífilis congênita em gestantes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29276/redapeci.2024.24.321737.139-151

Resumo

A transmissão vertical de infecções, como a sífilis, pode levar a complicações graves, como perda fetal e sífilis congênita. Embora prevenível e tratável a baixo custo, continua representando um desafio significativo para a saúde pública. Este estudo objetiva identificar tecnologias educacionais usadas para promover a saúde das gestantes na prevenção da sífilis congênita. Realizou-se uma revisão integrativa usando as bases de dados: Embase; Cochrane Library; Web of Science; LILACS; MEDLINE e nas bases de literatura cinzenta em repositórios nacionais: Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) e Portal de Periódicos da CAPES. Selecionados quatro artigos e quatro dissertações, que abordaram diversas tecnologias educacionais, como aplicativos, cartilhas e vídeos. Os resultados indicam que essas tecnologias são eficazes na promoção da saúde, aumentando o conhecimento e a adesão a práticas preventivas. Ressalta-se a importância da incorporação de tecnologias educacionais no ensino-aprendizagem para gestantes, facilitando o acesso à informação e melhorando a assistência pré-natal. Conclui-se que as tecnologias educacionais são essenciais para enfrentar os desafios na educação em saúde e na prevenção da sífilis congênita, contribuindo para a saúde materno-infantil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Claudia Aparecida Godoy Rocha, Universidade Federal do Tocantins

Mestranda em Ciência de Saúde no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde (PPGCS) da Universidade Federal do Tocantins (UFT).

 

Igor Gabriel Araújo dos Santos, Universidade do Estado do Pará

Graduando de Enfermagem na Universidade do Estado do Pará (UEPA), Campus VII.

Leydiane Conceição Pompeu, Universidade do Estado do Pará

Enfermeira do trabalho, professora da Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Pará - UEPA(2023), Campus VII. Graduada em Enfermagem pela Universidade do Estado do Pará - UEPA, Especialista em Enfermagem de Urgência e Emergência pela Universidade Cândido Mendes- UCAM e especialista em Enfermagem e Saúde do Trabalhador na Universidade Única. 

Mirian Cristina dos Santos Almeida, Universidade Federal do Tocantins

Doutora em Ciências, Professora do Programa de Pós-Graduação em Ensino e Ciências em Saúde (PPGECS-UFT) da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Tutora do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família e Comunidade do Plano Integrado de Residências em Saúde, da Fundação Escola de Saúde Pública (FESP) de Palmas (TO), em parceria com o Centro Universitário Luterano de Palmas. 

Downloads

Publicado

2024-12-02