Tecnologias educativas na prevenção sífilis congênita em gestantes
DOI:
https://doi.org/10.29276/redapeci.2024.24.321737.139-151Resumo
A transmissão vertical de infecções, como a sífilis, pode levar a complicações graves, como perda fetal e sífilis congênita. Embora prevenível e tratável a baixo custo, continua representando um desafio significativo para a saúde pública. Este estudo objetiva identificar tecnologias educacionais usadas para promover a saúde das gestantes na prevenção da sífilis congênita. Realizou-se uma revisão integrativa usando as bases de dados: Embase; Cochrane Library; Web of Science; LILACS; MEDLINE e nas bases de literatura cinzenta em repositórios nacionais: Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) e Portal de Periódicos da CAPES. Selecionados quatro artigos e quatro dissertações, que abordaram diversas tecnologias educacionais, como aplicativos, cartilhas e vídeos. Os resultados indicam que essas tecnologias são eficazes na promoção da saúde, aumentando o conhecimento e a adesão a práticas preventivas. Ressalta-se a importância da incorporação de tecnologias educacionais no ensino-aprendizagem para gestantes, facilitando o acesso à informação e melhorando a assistência pré-natal. Conclui-se que as tecnologias educacionais são essenciais para enfrentar os desafios na educação em saúde e na prevenção da sífilis congênita, contribuindo para a saúde materno-infantil.
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