O blog como instrumento pedagógico na disciplina Língua Portuguesa: motivação e inovação nas aulas de Ensino Médio

Autores

  • Thaís Tenório Doutora em Química pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Colaboradora do Laboratório de Novas Tecnologias da Universidade Federal Fluminense (LANTE/UFF). Rua Mário dos Santos Braga, s/n, Valonguinho, Niterói, RJ, Brasil. E-mail: tenoriocalc@gmail.com.
  • Patrícia da Silva Oliveira Especialista em Planejamento, Implementação e Gestão em EaD pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Rua Mário dos Santos Braga, s/n, Valonguinho, Niterói, RJ, Brasil. E-mail: patricia.surigue@hotmail.com.
  • Denise da Silva Batista Viana Especialista em Planejamento, Implementação e Gestão em EaD pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Rua Mário dos Santos Braga, s/n, Valonguinho, Niterói, RJ, Brasil. E-mail: viananise@yahoo.com
  • André Tenório Doutor em Física pelo Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF). Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ). E-mail: tenorioifrj@gmail.com.

DOI:

https://doi.org/10.29276/redapeci.2015.15.22185.393-408

Resumo

O artigo descreve de que forma a criação de um blog como instrumento pedagógico para o 1º ano do Ensino Médio numa escola estadual em Maceió contribuiu com o aprendizado motivador para os alunos. A escolha da temática o uso do blog surgiu da inquietação sobre a falta de conectividade entre a sociedade do conhecimento e a realidade educacional das escolas públicas de Maceió. A relevância deste estudo consistiu em entender o blog como ferramenta dinâmica e motivadora, que ao se aliar a educação favorece e ampliar as múltiplas linguagens, pois a inserção no mundo digital é algo desafiador para as escolas públicas da educação básica. A metodologia utilizada foi qualitativa com os dados coletados através de entrevistas e descrição do uso do blog nas aulas de Língua Portuguesa em turmas do Ensino Médio. O resultado do estudo se deu pelas análises das concepções dos participantes, a partir da constatação de que os alunos envolvidos no uso do blog se mostraram receptivos na utilização desta ferramenta e o processo de adaptação e interação foram satisfatórios.

Palavras-chave: Blog, Ensino, Língua Portuguesa

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thaís Tenório, Doutora em Química pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Colaboradora do Laboratório de Novas Tecnologias da Universidade Federal Fluminense (LANTE/UFF). Rua Mário dos Santos Braga, s/n, Valonguinho, Niterói, RJ, Brasil. E-mail: tenoriocalc@gmail.com.

Doutora em Química pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Colaboradora do Laboratório de Novas Tecnologias da Universidade Federal Fluminense (LANTE/UFF). Rua Mário dos Santos Braga, s/n, Valonguinho, Niterói, RJ, Brasil. E-mail: tenoriocalc@gmail.com.

Patrícia da Silva Oliveira, Especialista em Planejamento, Implementação e Gestão em EaD pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Rua Mário dos Santos Braga, s/n, Valonguinho, Niterói, RJ, Brasil. E-mail: patricia.surigue@hotmail.com.

Especialista em Planejamento, Implementação e Gestão em EaD pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Rua Mário dos Santos Braga, s/n, Valonguinho, Niterói, RJ, Brasil. E-mail: patricia.surigue@hotmail.com

Denise da Silva Batista Viana, Especialista em Planejamento, Implementação e Gestão em EaD pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Rua Mário dos Santos Braga, s/n, Valonguinho, Niterói, RJ, Brasil. E-mail: viananise@yahoo.com

Especialista em Planejamento, Implementação e Gestão em EaD pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Rua Mário dos Santos Braga, s/n, Valonguinho, Niterói, RJ, Brasil. E-mail: viananise@yahoo.com

André Tenório, Doutor em Física pelo Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF). Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ). E-mail: tenorioifrj@gmail.com.

Doutor em Física pelo Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF). Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ). E-mail: tenorioifrj@gmail.com.

Referências

AMARAL, Adriana; RECUERO, Raquel; MONTARDO, Sandra. Blogs. com: estudos sobre blogs e comunicação. São Paulo: Momento Editorial, 2009. Disponível em: <http://www.slideshare.net/alexgoncalves/blogscom-estudos-sobre-blogs-e-comunicao> Acesso em: 04 jul 2012.

BEZERRA, Lebiam T.; AQUINO, Mirian A. Blogs pedagógicos: possibilidades de interação por meio da escrita coletiva de hipertextos cooperativos. Revista Latino Americana de Tecnologia Educativa, RELATEC. Disponível em: <http://campusvirtual.unex.es/revistas/index.php?journal=relatec&page=article&op=viewArticle&path%5B%5D=493> Acesso em: 03 dez 2012.

FERREIRA, Margarida E. A utilização do blog na educação. 2012. Disponível em: <http://www.webartigos.com/artigos/a-utiliza-ccedil-atilde-o-do-blog-na-educa-ccedil-atilde-o/2017/> Acesso em: 24 jun 2013.

GOMES, Maria J.; LOPES, António M. Blogues escolares: quando, como e porquê? 2012. Disponível em: <https://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/6487/1/gomes2007.pdf> Acesso em: 21 set. 2012.

INAGAKI, Alexandre. Blog, logo existo. 2012. Disponível em <http://www.digestivocultural.com/colunistas/coluna.asp?codigo=1644> Acesso em: 17 jan. 2012.

LOSSO, Claudia R.; CRISTIANO, Marta A. Edublogs: construção e a disseminação do conhecimento de forma colaborativa e cooperativa. Crisciúma, 2012. Disponível em: <http://www.revistareid.net/revista/n6/REID6art8.pdf> Acesso em: 25 jul. 2012.

MERCADO, Luís P. Prática de formação de professores na educação a distância. Maceió: Edufal, 2008.

STAA, Betina V. Jovens ilhados no mundo tecnológico. 2009. Disponível em: <http://www.educacional.com.br/articulistas/betina_bd.asp?codtexto=703> Acesso em: 24 jun. 2013.

VYGOTSKY, Lev . Pensamento e linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 1987.

Downloads

Publicado

2015-12-21