Percepções de alunos e egressos de cursos a distância sobre fóruns de discussão e bate-papos

Autores

  • Thaís Tenório Universidade Federal Fluminense (UFF)
  • Patrícia da Silva Oliveira Universidade Federal Fluminense (UFF)
  • Denise da Silva Batista Viana Universidade Federal Fluminense (UFF)
  • André Tenório Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ)/ Universidade Federal Fluminense (UFF)

DOI:

https://doi.org/10.29276/redapeci.2015.15.33280.671-695

Resumo

Fóruns de discussão e bate-papos são tecnologias de informação e comunicação usadas na educação a distância contemporânea. Este estudo de caso analisou a colaboração dessas ferramentas para a construção do conhecimento. Percepções de cinquenta alunos ou egressos de cursos a distância, de instituições públicas ou particulares do Rio de Janeiro, sobre a contribuição de fóruns e bate-papos para a aprendizagem foram perscrutadas por um questionário. Entre os pesquisados, a utilização de fóruns foi quase ubíqua. Os usuários confirmaram gostar do recurso, apesar de terem relatado dificuldades nos primeiros contatos. Seus principais atrativos seriam promover a interação e a aprendizagem colaborativa, permitir o debate de conteúdos e estimular a escrita. Por outro lado, salas de bate-papo eram raramente utilizadas com fins educativos e apenas três haviam usado em cursos a distância. Esses poucos usuários gostavam de utilizá-lo para trocar experiências, esclarecer dúvidas ou auxiliar no entendimento de conteúdos. Os que nunca haviam empregado o fórum na educação a distância manifestaram resistência. Já a maioria dos que nunca haviam empregado o bate-papo apreciaria experimentar, embora grande parte acreditasse que não colaboraria efetivamente para a aprendizagem. O uso de tais ferramentas requer circunspeção dos cursistas, boa mediação dos tutores e planejamento pedagógico.

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Biografia do Autor

Thaís Tenório, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Doutora em Química pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Colaboradora do Laboratório de Novas Tecnologias da Universidade Federal Fluminense (LANTE/UFF). Rua Mário dos Santos Braga, s/n, Valonguinho, Niterói, RJ, Brasil.

Patrícia da Silva Oliveira, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Especialista em Planejamento, Implementação e Gestão em EaD pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Rua Mário dos Santos Braga, s/n, Valonguinho, Niterói, RJ, Brasil.

Denise da Silva Batista Viana, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Especialista em Planejamento, Implementação e Gestão em EaD pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Rua Mário dos Santos Braga, s/n, Valonguinho, Niterói, RJ, Brasil.

André Tenório, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ)/ Universidade Federal Fluminense (UFF)

Doutor em Física pelo Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF). Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ). Colaborador do Laboratório de Novas Tecnologias da Universidade Federal Fluminense (LANTE/UFF). Rua Senador Furtado, 121 a 125, Maracanã, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

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Publicado

2015-12-17