Percepções de alunos e egressos de cursos a distância sobre fóruns de discussão e bate-papos
DOI:
https://doi.org/10.29276/redapeci.2015.15.33280.671-695Resumo
Fóruns de discussão e bate-papos são tecnologias de informação e comunicação usadas na educação a distância contemporânea. Este estudo de caso analisou a colaboração dessas ferramentas para a construção do conhecimento. Percepções de cinquenta alunos ou egressos de cursos a distância, de instituições públicas ou particulares do Rio de Janeiro, sobre a contribuição de fóruns e bate-papos para a aprendizagem foram perscrutadas por um questionário. Entre os pesquisados, a utilização de fóruns foi quase ubíqua. Os usuários confirmaram gostar do recurso, apesar de terem relatado dificuldades nos primeiros contatos. Seus principais atrativos seriam promover a interação e a aprendizagem colaborativa, permitir o debate de conteúdos e estimular a escrita. Por outro lado, salas de bate-papo eram raramente utilizadas com fins educativos e apenas três haviam usado em cursos a distância. Esses poucos usuários gostavam de utilizá-lo para trocar experiências, esclarecer dúvidas ou auxiliar no entendimento de conteúdos. Os que nunca haviam empregado o fórum na educação a distância manifestaram resistência. Já a maioria dos que nunca haviam empregado o bate-papo apreciaria experimentar, embora grande parte acreditasse que não colaboraria efetivamente para a aprendizagem. O uso de tais ferramentas requer circunspeção dos cursistas, boa mediação dos tutores e planejamento pedagógico.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2015-12-17
Edição
Seção
Artigos Gerais