Estilos de Aprendizagem na Educação a distância: Um estudo de caso no curso de graduação de Administração Pública da UFF

Autores

  • Alessandra dos Santos Simão Universidade Federal Fluminense
  • Júlio Cesar de Andrade Abreu Universidade Federal Fluminense
  • Márcio Moutinho Abdalla Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.29276/redapeci.2015.15.23706.370-392

Resumo

Os estilos de aprendizagem estão relacionados à maneira pela qual as pessoas integram as condições de aprendizagem, abrangendo aspectos cognitivos, afetivos, físicos e ambientais que podem favorecer o processamento de informações tanto na busca de alternativas facilitadoras para desencadear do próprio processo de aprendizagem, quanto para desvendá-lo dos mecanismos das práticas educativas que produzem o sucesso ou o chamado fracasso acadêmico.

Buscou-se identificar se os estilos de aprendizagem impactam no desempenho acadêmico nas atividades de avaliação na educação à distância.

Desenvolveu-se um estudo descritivo exploratório baseado na literatura especializada, o trabalho pode ser classificado como um Estudo de Caso.

Nos resultados verificaram-se a existência de 5 estilos entre os respondentes: os 4 estilos determinados por Honey-Alonso (Ativo, Reflexivo, Teórico e Pragmático) e estilo múltiplo; a predominância do estilo reflexivo em 60,5% da amostra; e com o teste Qui-Quadrado, no qual apresentou o resultado de 0,43 o nível de significância, que demonstra não existir relação entre o estilo de aprendizagem e o desempenho acadêmico. Assim, atendendo ao objetivo geral proposto, os resultados da pesquisa indicaram que não existe relação entre o Estilo de Aprendizagem e o desempenho acadêmico, ou que pelo menos a amostra estudada não permite chegar à outra conclusão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2015-12-20