A utilização do software Windows Movie Maker como recurso facilitador na construção de animações e na formação inicial de professores

Autores

  • Tatiana Ferreira dos Santos Universidade Federal de Sergipe (UFS)
  • Maria Inêz Oliveira Araujo Universidade Federal de Sergipe (UFS)

DOI:

https://doi.org/10.29276/redapeci.2015.15.33723.637-646

Resumo

Este escrito trata das experiências em duas oficinas cujo cerne norteia a utilização da técnica stop motion na produção de animações. Contudo, no processo de produção das animações desenvolvidas pelas duas turmas de Pedagogia da Universidade Federal de Sergipe, foi necessário a utilização de um programa simples que atendesse às necessidades iniciais dos alunos na produção dos vídeos. Nesse contexto, foi avaliado neste artigo, a usabilidade do software Windows Movie Maker na oficina e a sua importância para a edição dos vídeos e consequentemente a sua contribuição na formação inicial de professores. Para avaliar a usabilidade do programa, utilizou-se como instrumento de coleta de dados o questionário, na turma noturna, e relatórios das turmas diurnas. Assim, foi conclusivo que, de acordo com os depoimentos dos alunos, o programa contribuiu ativamente para alcançar o objetivo final da oficina. Entretanto, neste escrito, é possível perceber que as produções em si não é o bastante, restando para futuras oficinas a possibilidade de inserção das produções nas tecnologias interativas.

Palavras-chave: Formação inicial de professores. Movie Maker. Stop Motion.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tatiana Ferreira dos Santos, Universidade Federal de Sergipe (UFS)

Graduada em Serviço Social (UNIT); Mestranda em Educação (PPGED/UFS); Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Ambiental (GEPEASE).

Maria Inêz Oliveira Araujo, Universidade Federal de Sergipe (UFS)

Professora no Departamento de Educação da Universidade Federal de Sergipe (DED/UFS), professora e coordenadora no Programa de Pós-Graduação em Educação (PEGD/UFS). Doutora em Educação pela USP e Pós-doutora em Educação pela Universidade do Porto. E-mail inez@ufs.br

Referências

BOSSLER, Ana Paula. Territórios de Interlocução: caderno 02 Animação. Organização de Silvania Sousa do Nascimento, Greciene Lopes dos Santos. Belo Horizonte: UFMG/FAE/LEME, 2010.

MISROSOFT. Movie Maker: seu próprio estúdio de cinema- com um único download gratuito. Disponível em: < http://windows.microsoft.com/pt-br/windows-live/movie-maker#t1=overview > Acesso: 27 de janeiro de 2013.

NILSIO, Fernando. Pré-produção de um curta em stop motion. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais, 2011.

SHAW, Susannah. Stop Motion [recurso eletrônico]: técnicas manuais para animação com modelos; tradução de Edson Furmankiewcis. – Rio de Janeiro: Elsevier, 2012.

SHAW, Susannah. Stop Motion [recurso eletrônico]: técnicas manuais para animação com modelos; tradução de Edson Furmankiewcis. – Rio de Janeiro: Elsevier, 2012.

VERASZTO, Estéfano Vizconde e GARCÍA, Francisco. Interatividade e Educação: reflexões acerca do potencial educativo das TIC. Revista Interciência e Sociedade. P. 85 – 96. Disponível em <http://www.fmpfm.edu.br/intercienciaesociedade/colecao/impressa/v1_n1/interatividade_e_educacao.pdf>

Downloads

Publicado

2015-12-31

Edição

Seção

Seminário Nacional do EDaPECI: "Educação Digital na Contemporaneidade"