Formação docente inicial na modalidade educativa a distância: memórias de egressos dos cursos de Letras/Português

Autores

  • Paulo Heimar Souto UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE
  • Maria Neide Sobral Universidade Federal de Sergipe
  • Tathiana Santos Soares Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal de Sergipe
  • Isabella Tatyane de Lima Souza Universidade Federal de Sergipe

DOI:

https://doi.org/10.29276/redapeci.2015.15.33772.459-472

Resumo

A formação inicial de professores na modalidade a distância no Brasil foi instituída em 2006, com a implementação da Universidade Aberta do Brasil em várias instituições públicas de ensino superior. No Estado de Sergipe, a oferta  de cursos de licenciaturas se deu pelo Centro de Educação  Superior a Distância (CESAD), da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Foram ofertados sete cursos de licenciatura, a saber: Letras/Português, Matemática, Biologia, Química, Física, Geografia e História. Em 2012, apenas 03 cursos tiveram concludentes, sendo 02 de Química, 11 de Letras/Português e 40 de História. Este estudo procurou compreender o processo de formação dos(as) egressos em Letras/Português na modalidade educativa a distância. Trata-se de uma investigação pautada na abordagem qualitativa, com a utilização da metodologia história oral temática, mediante o recolhimento de narrativas orais. São testemunhos significativos sobre as experiências formativas dos egressos, traduzindo suas experiências ao longo dos cursos e os desdobramentos ocorridos após a conclusão dos mesmos.  As narrativas colhidas e analisadas indicam as dificuldades e as superações na formação inicial a distância.

Palavras-chave: formação inicial. Formação de professores. Educação a distância

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paulo Heimar Souto, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE

Paulo Heimar Souto - Licenciado em História e Mestre em Geografia pela Universidade Federal de Sergipe. Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte e Pós-doutorando pela Universidade Federal de Pernambuco. É docente do Dep. de Educação, do Campus São Cristóvão, da Universidade Federal de Sergipe -  heimarphs@hotmail.com

Tathiana Santos Soares, Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal de Sergipe


Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal de Sergipe

Isabella Tatyane de Lima Souza, Universidade Federal de Sergipe

Graduanda em Geografia pela Universidade Federal de Sergipe, no Campus São Cristóvão. - isabella.tatyane@hotmail.com

Referências

A formação inicial de professores na modalidade a distância no Brasil foi instituída em 2006, com a implementação da Universidade Aberta do Brasil em várias instituições públicas de ensino superior. No Estado de Sergipe, a oferta de cursos de licenciaturas se deu pelo Centro de Educação Superior a Distância (CESAD), da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Foram ofertados sete cursos de licenciatura, a saber: Letras/Português, Matemática, Biologia, Química, Física, Geografia e História. Em 2012, apenas 03 cursos tiveram concludentes, sendo 02 de Química, 11 de Letras/Português e 40 de História. Este estudo procurou compreender o processo de formação dos(as) egressos em Letras/Português na modalidade educativa a distância. Trata-se de uma investigação pautada na abordagem qualitativa, com a utilização da metodologia história oral temática, mediante o recolhimento de narrativas orais. São testemunhos significativos sobre as experiências formativas dos egressos, traduzindo suas experiências ao longo dos cursos e os desdobramentos ocorridos após a conclusão dos mesmos. As narrativas colhidas e analisadas indicam as dificuldades e as superações na formação inicial a distância.

Palavras-chave: formação inicial. Formação de professores. Educação a distância

Downloads

Publicado

2015-12-31

Edição

Seção

Seminário Nacional do EDaPECI: "Educação Digital na Contemporaneidade"