ECA e Mídia: Diálogos Interdisciplinares
DOI:
https://doi.org/10.29276/redapeci.2015.15.33774.486-499Resumo
É urgente a necessidade da promoção de diálogos no âmbito das humanidades e das ciências sociais a respeito do Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA em toda a sua complexidade, potencialidade e estreita relação com a mídia impressa e televisiva. O objetivo deste artigo é investigar como a mídia contribui para a (in)compreensão dos direitos da criança e do adolescente, como instância formadora de opinião. Reflete ainda interdisciplinarmente como a formação inicial de acadêmicos dos cursos de Direito, Pedagogia e Ciências Sociais, contribui por meio de sua ação promover debates e avanços significativos no que se refere à lei 8.069/90, que trata especificamente da proteção integral da criança e do adolescente. Assim, indaga: qual a influência da mídia televisiva no discurso de redução da maioridade penal? Com o aporte da pesquisa-ação, auxilio da internet e por meio do arcabouço teórico dos Estudos Culturais, propõe aprofundar estudos neste tema, com a finalidade de problematizar e contribuir com a formação inicial acerca da apreensão do ECA como uma legislação viva que promove a emancipação. Como metodologia propõe encontros de estudos com os/as acadêmicos/as de diferentes universidades, em uma espécie de círculos de cultura. Como resultado, considera que essa junção de esforços têm a possibilidade de aprofundar e construir conhecimentos que sejam desveladores da realidade e do papel da mídia como articuladora política, ainda a proposição de discussões desse tema no currículo universitário com o intuito de ampliar a formação no sentido crítico para as futuras práticas com a infância e a juventude.
Palavras-chave: Criança e adolescente. Interdisciplinaridade. Pesquisa-ação.
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