ECA e Mídia: Diálogos Interdisciplinares

Autores

  • Laura Duarte Marinoski Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE
  • Denise Rosana da Silva Moraes Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE campus Foz do Iguaçu

DOI:

https://doi.org/10.29276/redapeci.2015.15.33774.486-499

Resumo

É urgente a necessidade da promoção de diálogos no âmbito das humanidades e das ciências sociais a respeito do Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA em toda a sua complexidade, potencialidade e estreita relação com a mídia impressa e televisiva. O objetivo deste artigo é investigar como a mídia contribui para a (in)compreensão dos direitos da criança e do adolescente, como instância formadora de opinião. Reflete ainda interdisciplinarmente como a formação inicial de acadêmicos dos cursos de Direito, Pedagogia e Ciências Sociais, contribui por meio de sua ação promover debates e avanços significativos no que se refere à lei 8.069/90, que trata especificamente da proteção integral da criança e do adolescente.  Assim, indaga: qual a influência da mídia televisiva no discurso de redução da maioridade penal? Com o aporte da pesquisa-ação, auxilio da internet e por meio do arcabouço teórico dos Estudos Culturais, propõe aprofundar  estudos neste tema, com a finalidade de problematizar  e contribuir com a  formação inicial acerca da apreensão do ECA como uma legislação viva que promove  a  emancipação. Como metodologia propõe encontros de estudos com os/as acadêmicos/as de diferentes universidades, em uma espécie de círculos de cultura. Como resultado, considera que essa junção de esforços têm a possibilidade de aprofundar e construir conhecimentos que sejam desveladores da realidade e do papel da mídia como articuladora política, ainda a proposição de discussões desse tema no currículo universitário com o intuito de ampliar a formação no sentido crítico para as futuras práticas com a infância e a juventude.

 

Palavras-chave: Criança e adolescente. Interdisciplinaridade. Pesquisa-ação.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Laura Duarte Marinoski, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE

Pedagoga e aluna do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar Stricto-Sensu - Sociedade, Cultura e Fronteiras. Área: Educação. Título do projeto de pesquisa: Por que estudar as mídias e tecnologias da educação?Contato Principal para correspondência.

Denise Rosana da Silva Moraes, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE campus Foz do Iguaçu

Dra. em Educação, Profa. do Curso de Pedagogia e do Mestrado Interdisciplinar em Sociedade, Cultura e Fronteiras da  Universidade Estadual do Oeste  do Paraná – UNIOESTE –Campus de Foz do Iguaçu, Centro de Educação, Letras e Saúde.  Líder do Grupo de Pesquisa Políticas de Ação Educativa, Avaliação, Mídias e Formação de Professores (PAMFOR).

Referências

BIANCHETTI, Lucídio; JANTSCH Ari Paulo (Org.). Interdisciplinaridade: para além da filosofia do sujeito. 9. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011.

BOURDIEU, Pierre. Sobre a televisão. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 1997.

BRASIL. Constituição Constituição a República Federativa o Brasil1988. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm> Acesso em: 28 maio 2014.

______. Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos. / Comitê Nacional de Educação em Direitos Humanos. – Brasília: Secretaria Especial dos Direitos Humanos, Ministério da Educação, Ministério da Justiça, UNESCO, 2007.

________. Senado Federal. Artigo: Redução da maioridade penal. Disponível em: <http://www12.senado.gov.br>. Acesso em 20 de maio de 2014.

CALLEGARI, André Luis; WERMUTH, Maiquel Ângelo Dezordi. “Deu no jornal”: notas sobre a contribuição da mídia para a (ir) racionalidade da produção legislativa no bojo do processo de expansão do direito penal. Revista Liberdades. n.2, p. 56. set-dez, 2009.

CEVASCO, Maria Elisa. Dez lições sobre os estudos culturais. São Paulo: Boitempo Editorial, 2003.

CURY, Munir (Coord.). Estatuto da Criança e do Adolescente comentado. 12. ed. São Paulo: Malheiros, 2013.

DEBORD, Guy. A sociedade do espetáculo. Tradução: Estela dos Santos Abreu. Rio de Janeiro: Contraponto, 1997.

ETGES, Norberto J. Ciência, interdisciplinaridade e educação. Interdisciplinaridade: para além da filosofia do sujeito. 9. ed. P. 60-94. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011.

FERREIRA, Luiz Antonio Miguel. O Estatuto da Criança e do Adolescente e o professor. São Paulo: Cortez, 2008.

FOUCAULT, Michel. Vigiar e Punir. 29. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2004.

FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. 14. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983.

______. Pedagogia da Autonomia. 25. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

______. Política e Educação: ensaios. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2001.

FRIGOTTO, Gaudêncio. A interdisciplinaridade como necessidade e como problema nas ciências sociais. Interdisciplinaridade: para além da filosofia do sujeito. 9. ed. p. 34-59. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011.

KELLNER, Douglas. A Cultura da mídia. Bauru, SP: EDUSC, 2001.

KRAMMER, Sonia et al (Org.). Infância e educação infantil. 11. ed. Campinas, SP: Papirus, 2011.

NETTO, Samuel Pfromm. Estatuto da Criança e do Adolescente comentado. 12. ed. São Paulo: Malheiros, 2013.

SANTOS, Boaventura de Souza. Introdução a uma ciência pós-moderna. Rio de Janeiro: Graal, 2010.

SCOCUGLIA, Afonso Celso. A progressão do pensamento político de Paulo Freire. Paulo Freire y la agenda de la educación latinoamericana en el siglo XXI. Buenos Aires: CLACSO, 2001.

SILVA, Antônio Fernando do Amaral e. Estatuto da Criança e do Adolescente comentado. 12. ed. São Paulo: Malheiros, 2013

SILVERSTONE, Roger. Por que estudar a mídia? Trad. Milton Camargo Mota. São Paulo: Loyola, 2002.

SIERRA, V.M.; MESQUITA, W.A. Vulnerabilidades e fatores de risco na vida de crianças e adolescentes. São Paulo em Perspectiva, São Paulo, Fundação Seade, v. 20, n. 1, p. 148-155, jan./mar. 2006. Disponível em: <http://www.seade.gov.br>; http://www.scielo.br>. Acesso em: 13 out. 2013.

SILVERSTONE, Roger. Por que estudar a mídia? Trad. Milton Camargo Mota. São Paulo: Loyola, 2002.

SOTTO, Olympio de Sá Sotto Maiot Neto. Redução da maioridade penal é uma falácia. A Nova Democracia. Disponível em: <http://www.anovademocracia.com.br>. Acesso em: 20 maio 2014.

THIOLLENT, Michel. Metodologia da pesquisa-ação. 11. ed. São Paulo: Cortez, 2002.

VERCELONE, Paolo. Estatuto da Criança e do Adolescente comentado. 12. ed. São Paulo: Malheiros, 2013

Downloads

Publicado

2015-12-30

Edição

Seção

Seminário Nacional do EDaPECI: "Educação Digital na Contemporaneidade"