Práticas Interdisciplinares em Mídia e Educação: o cinema desvelando fronteiras no espaço escolar

Autores

  • Hêlena Paula Domingos Universidade Estadual do Oeste do Paraná- UNIOESTE. Campus de foz do Iguaçu. País Brasil
  • Denise Rosana Da silva Moraes Universidade Estadual do Oeste do Paraná- UNIOESTE, campus de Foz do Iguaçu.

DOI:

https://doi.org/10.29276/redapeci.2015.15.33776.500-516

Resumo

A leitura contemporânea da realidade social está mais do que nunca mediada pelas mídias que comunicam de diferentes formas, e isto contribui para ampliar a necessidade de inseri-la efetivamente à educação. Ou seja, a tecnologia remete hoje, não a alguns aparelhos, mas, sim, a novos modos de percepção e de linguagens, a novas sensibilidades e escritas. Neste contexto, este artigo objetiva a reflexão interdisciplinar acerca do caráter pedagógico das produções cinematográficas, e compreende a mídia audiovisual como uma expressiva imagem do nosso tempo.  Assim, tendo como referência o filme “1984”, oriundo da obra literária homônima de George Orwell (1903-1950), pretende pautar o debate entre a educação e o cinema. Essa obra literária tem a relevância de perpassar os diferentes campos do saber numa perspectiva interdisciplinar. Com a premissa de que os produtos da mídia são registros históricos de uma época, e, portanto, passíveis de serem vistos como reveladores de valores e significados culturais, que contribuem para desvelar a realidade. Assim, indaga: A mídia cinematográfica contribui pedagogicamente para compreender a realidade criticamente?   Por essa senda a dialética da palavra e da imagem configura-se numa constante estrutura dos signos que uma cultura reúne à sua volta, de maneira que a trama urdida no papel possa traduzir-se intersemioticamente em cores, sons, imagens, luz e sombra. O aporte teórico  deste artigo tem por base axiológica os Estudos Culturais, que enfatiza objetos das margens, como o cinema adentrando o espaço educacional e da sala de aula, e a literatura em si, como objeto da cultura preconizador do conhecimento e da educação. Embasada metodologicamente nas bases da pesquisa bibliográfica e análise fílmica, tem como pressuposto pautar essa aproximação entre a mídia cinema e a educação. Como resultado, problematiza questões humanas, que na roupagem das alegorias ficcionais, tendem a descortinar o mundo real, com vistas a transformá-lo.

Palavras-chave: Formação de Professores. Mídia Cinematográfica. Interdisciplinaridade

 

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Biografia do Autor

Hêlena Paula Domingos, Universidade Estadual do Oeste do Paraná- UNIOESTE. Campus de foz do Iguaçu. País Brasil

Aluna regular da pós-graduação stricto-sensu em Sociedade, Cultura e Fronteiras – nível mestrado, na Universidade Estadual do Oeste do Paraná -UNIOESTE – campus Foz do Iguaçu. Especialista em Linguagens do Século XX e graduada em Letras Português e Respectivas Literaturas pela mesma instituição. Professora de Língua Portuguesa e Língua Inglesa da rede estadual de Educação Básica.

Denise Rosana Da silva Moraes, Universidade Estadual do Oeste do Paraná- UNIOESTE, campus de Foz do Iguaçu.

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM/PR), Professora adjunta do Centro de Educação, Letras e Saúde (CELS) da Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE/Foz do Iguaçu/Paraná. Docente do Curso de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação: Mestrado Stricto Sensu Interdisciplinar em Sociedade, Cultura e Fronteiras. Líder do Grupo de Pesquisa: Políticas de Ação Educativa, Avaliação, Mídias e Formação de Professores (PAMFOR). Experiência na área de Educação, Tecnologias e Mídias; Formação inicial e continuada de professores/as - Didática - Prática de Ensino - Avaliação e gestão educacional

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Publicado

2015-12-20

Edição

Seção

Seminário Nacional do EDaPECI: "Educação Digital na Contemporaneidade"