As TDIC’s e a linguagem visual: construindo novos leitores

Autores

  • Sandra Virgínia Correia de Andrade Santos Universidade Federal de Sergipe

DOI:

https://doi.org/10.29276/redapeci.2015.15.33779.533-546

Resumo

: Tendo em vista a presença efetiva e significativa das imagens nas relações sociocomunicativas contemporâneas, o artigo pretende compreender as múltiplas linguagens presentes em uma composição textual e suas relações intrínsecas como uma possibilidade de ampliação da capacidade leitora de quem as utiliza, seja produzindo ou apenas lendo. Partindo de uma abordagem histórico-social,   o artigo propõe também uma reflexão sobre a linguagem visual, apresentando-a enquanto uma linguagem dotada de significado e que apresenta uma sintaxe própria. Para isso, utiliza-se da Gramática do Design Visual de Kress e Van Leewen (2000), a qual comporá sua fundamentação teórica, uma vez que a composição imagética dos textos contemporâneos, compartilhados especialmente pelas redes sociais, apresenta elementos iconográficos que promovem a interação entre o leitor e as linguagens presentes. Por conta disso, é feita uma abordagem também sobre a multimodalidade e os recursos multimidiáticos, os quais adentram nesse cenário como algo importante nas relações sociocomunicativas e, consequentemente, na construção de novos leitores.  Dessa forma, são apresentadas as contribuições das TDIC’s no campo educacional, entendendo que, além de atrair o aluno, potencializa as experiências e a participação ativa dos envolvidos, assim como promove a conexão entre o mundo digital e a aquisição de novos conhecimentos, estimulando, portanto, o surgimento de leitores cada vez mais participativos e críticos.

 

Palavras-chave: Linguagem visual. Multimodalidade. Tecnologias digitais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sandra Virgínia Correia de Andrade Santos, Universidade Federal de Sergipe

Mestranda em Letras pela Universidade Federal de Sergipe/Profletras/UFS/Itabaiana/Capes. Área: Estudos Linguísticos. Linha de pesquisa:Ensino de Línguas e Literatura. Professora das redes municipal e estadual de ensino. Tobias Barreto-SE. email:sanlitera@yahoo.com.br

Referências

BRAGA, Denise Bértoli. Práticas letradas digitais: considerações sobre possibilidades de ensino e de reflexão social crítica In: RODRIGUES JÚNIOR, Adail Sebastião et al. Internet & Esino: novos gêneros, outros desafios. Rio de Janeiro:Singular, 2009.

COSTA, Cristina. Educação, imagem e mídias. São Paulo: Editora Cortez, 2013.

DIONISIO, Angela Paiva. Multimodalidade discursiva na atividade oral e escrita. In: Marcuschi Luiz Antônio. Fala e escrita. Belo Horizonte: Autêntica, 2005

KRESS, G; VAN LEEUWEN, T. Reading images:the grammar of visual design. London: Routledge,2000.

FREIRE, Gustavo Henrique. Construindo um hipertexto com o usuário. Disponível em < http://www.scielo.br/pdf/ci/v29n3/a10v29n3.pdf> Acesso em 06 dez. 2012

MENDONÇA, Márcia. Análise linguística: refletindo sobre o que há de especial nos gêneros. In: SANTOS, Carmi Ferraz; MENDONÇA, Márcia; CAVALCANTE, Marianne C. B. Diversidade textual – os gêneros na sala de aula. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.

ROSSI, Maria helena Wagner Rossi. Imagens que falam – leitura da arte na escola. Porto Alegre: Editora Mediação, 2009

SAMPAIO, M. N. e LEITE, Lígia Silva. Alfabetização Tecnológica do Professor. Petrópolis. RJ: Vozes, 1999.

SOUSA, Socorro Claudia Tavares de. As formas de interação na internet e suas implicações para o ensino de língua materna. In: RODRIGUES JÚNIOR, Adail Sebastião et al. Internet & Ensino: novos gêneros, outros desafios. Rio de Janeiro: Singular, 2009.

SILVA, Eli Lopes da; ABRAHÃO, Alessandro de Matos. Webquest e prática pedagógica: construção e uso de uma ferramenta para publicação. In: Congresso Nacional de Ambientes Hipermídia para Aprendizagem (CONAHPA), 5, 2010, Pelotas. Anais... Pelotas, RS: Universidade Católica de Pelotas, Universidade Federal de Santa Catarina, Universidade Federal de Pelotas, 2010. (CDROM). ISBN 978.85.60522.620.

Downloads

Publicado

2015-12-31

Edição

Seção

Seminário Nacional do EDaPECI: "Educação Digital na Contemporaneidade"