Jogos digitais e aprendizagem: uma discussão sobre as possibilidades do trabalho pedagógico com crianças na Educação Infantil
DOI:
https://doi.org/10.29276/redapeci.2015.15.33783.562-577Resumo
O presente trabalho tem como objetivo analisar a relação entre a utilização dos jogos digitais e a aprendizagem das crianças na escola, verificando as possibilidades pedagógicas em sala de aula. Para alcançar o objetivo proposto utilizou-se a pesquisa de natureza bibliográfica, em obras de diversos autores sobre a importância e influência que os jogos digitais têm na aquisição de conhecimentos e no prazer de aprender da criança. Procedeu-se também um estudo exploratório inicial dos jogos digitais mais utilizados pelas crianças de uma turma de primeiro ano do ensino fundamental a fim de verificar as possibilidades educativas desses games. Ao finalizar esse estudo, podemos afirmar que os jogos digitais podem contribuir para o processo de aprendizagem das crianças na escola, desde que os professores e a escola estejam cientes dessas potencialidades e dispostos a trabalhá-las de forma intencional e planejada. Infere-se também o papel primordial do professor como mediador na relação criança/jogo/aprendizagem.
Palavras-chave: Processo de aprendizagem. Jogos Digitais. Formação do Professor.