Jogos digitais e aprendizagem: uma discussão sobre as possibilidades do trabalho pedagógico com crianças na Educação Infantil

Autores

  • Simone Damm Zogaib Universidade Federal de Sergipe
  • Solange dos Santos Universidade Federal de Sergipe

DOI:

https://doi.org/10.29276/redapeci.2015.15.33783.562-577

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo analisar a relação entre a utilização dos jogos digitais e a aprendizagem das crianças na escola, verificando as possibilidades pedagógicas em sala de aula. Para alcançar o objetivo proposto utilizou-se a pesquisa de natureza bibliográfica, em obras de diversos autores sobre a importância e influência que os jogos digitais têm na aquisição de conhecimentos e no prazer de aprender da criança. Procedeu-se também um estudo exploratório inicial dos jogos digitais mais utilizados pelas crianças de uma turma de primeiro ano do ensino fundamental a fim de verificar as possibilidades educativas desses games. Ao finalizar esse estudo, podemos afirmar que os jogos digitais podem contribuir para o processo de aprendizagem das crianças na escola, desde que os professores e a escola estejam cientes dessas potencialidades e dispostos a trabalhá-las de forma intencional e planejada. Infere-se também o papel primordial do professor como mediador na relação criança/jogo/aprendizagem.

Palavras-chave: Processo de aprendizagem. Jogos Digitais. Formação do Professor.

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Biografia do Autor

Simone Damm Zogaib, Universidade Federal de Sergipe

Mestre em Educação, pela Universidade Federal de Sergipe. Professora Titular do Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Sergipe

Solange dos Santos, Universidade Federal de Sergipe

Pedagoga pela Universidade Federal de Sergipe. Professora de Educação Infantil em Escola da Rede Privada de Ensino do Município de Aracaju-SE.

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Publicado

2015-12-30

Edição

Seção

Seminário Nacional do EDaPECI: "Educação Digital na Contemporaneidade"