O uso do tablet na Educação Infantil: uma experiência no Colégio Pedro II

Autores

  • Aline Musse Alves Pereira Correio Colégio Pedro II Departamento de Ciências da Computação: Informática Educativa
  • Angélica Lima de Moraes Colégio Pedro II - Departamento de Ciências da Computação: Informática Educativa

DOI:

https://doi.org/10.29276/redapeci.2015.15.33784.591-606

Resumo

O presente trabalho se propõe a apresentar algumas possibilidades pedagógicas para o uso das mídias e tecnologias na Educação Infantil, a partir do uso do tablet. Nesse sentido, o estudo apresenta diálogos como autores como Levy, Moran e Coll e se fundamenta na concepção do desenvolvimento como fruto, em sua grande parte, da apropriação de ferramentas materiais e simbólicas do ambiente cultural, com destaque para a cultura tecnológica informacional, em que a criança nasce e vive. Assim, o estudo configura-se em reflexões a respeito do uso dos dispositivos móveis pelas crianças, e de sua integração a prática cotidiana no ambiente escolar e no relato de experiência de atividades desenvolvidas com os alunos de 3, 4 e 5 anos da Unidade de Educação Infantil, campus Realengo, do Colégio Pedro II. A Informática Educativa é uma das atividades oferecidas aos alunos da Educação Infantil, com o objetivo de permitir o acesso das crianças às ferramentas tecnológicas, apropriando-se da linguagem das Tecnologias da Informação e da Comunicação. Sob essa perspectiva, foram selecionados dois aplicativos: Foto para Crianças e o livro digital Doki Explorando o Oceano, para desenvolver o controle motor, a organização espacial, a criatividade, a resolução de problemas e o trabalho em equipe. A observação e mediação realizadas durante as aulas permitiram concluir que pelo fato das tecnologias digitais serem usuais pelas crianças para atender ao seu lazer, torna-se importante que sejam direcionadas, intencionalmente, no desenvolvimento das potencialidades cognitivas das crianças, tanto nos espaços formais de educação quanto nos informais.

Palavras-chave: Tecnologia Digital, Educação Infantil, Tablet.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aline Musse Alves Pereira Correio, Colégio Pedro II Departamento de Ciências da Computação: Informática Educativa

Mestranda do Mestrado Profissional em Práticas de Educação Básica - Colégio Pedro II

Especialista em Tecnologias da Educação - PUC RJ

Coordenadora e Professora de Informática Educativa da Unidade de Educação Infantil do Colégio Pedro II

Angélica Lima de Moraes, Colégio Pedro II - Departamento de Ciências da Computação: Informática Educativa

Especialista em Novas Tecnologias Educacionais pela Faculdades Integradas de Jacarepaguá (FIJ).

Professora de Informática Educativa da Unidade de Educação Infantil do Colégio Pedro II.

Referências

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial curricular nacional para a educação infantil / Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes curriculares nacionais para a Educação Infantil / Secretaria de Educação Básica. Brasília : MEC, SEB, 2010.

COOL, C.; MONEREO, C. Psicologia da educação virtual: aprender e ensinar com as tecnologias da informação e da comunicação. Porto Alegre: Artmed, 2010.

LÉVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 1999

MORAN, José Manuel. MASETTO, Marcos T. BEHRENS, Marilda Aparecida. Novas Tecnologias e Medicação Pedagógica. 21ª edição revisada e atualizada. Campinas, SP: Papirus, 2013

Projeto de Implementação da Primeira Etapa de Educação Básica do Colégio Pedro II. Rio de Janeiro, 2010. Mimeografada.

UNESCO. Diretrizes de políticas para a aprendizagem móvel. Tradução: Rita Brossard. Brasília, 2013. Disponível em: http://www.unesco.org/new/pt/brasilia/about-this-office/single-view/news/diretrizes_de_politicas_da_unesco_para_a_aprendizagem_movel_pdf_only/#.VARiz_ldWSq

Downloads

Publicado

2015-12-31

Edição

Seção

Seminário Nacional do EDaPECI: "Educação Digital na Contemporaneidade"