O uso do tablet na Educação Infantil: uma experiência no Colégio Pedro II
DOI:
https://doi.org/10.29276/redapeci.2015.15.33784.591-606Resumo
O presente trabalho se propõe a apresentar algumas possibilidades pedagógicas para o uso das mídias e tecnologias na Educação Infantil, a partir do uso do tablet. Nesse sentido, o estudo apresenta diálogos como autores como Levy, Moran e Coll e se fundamenta na concepção do desenvolvimento como fruto, em sua grande parte, da apropriação de ferramentas materiais e simbólicas do ambiente cultural, com destaque para a cultura tecnológica informacional, em que a criança nasce e vive. Assim, o estudo configura-se em reflexões a respeito do uso dos dispositivos móveis pelas crianças, e de sua integração a prática cotidiana no ambiente escolar e no relato de experiência de atividades desenvolvidas com os alunos de 3, 4 e 5 anos da Unidade de Educação Infantil, campus Realengo, do Colégio Pedro II. A Informática Educativa é uma das atividades oferecidas aos alunos da Educação Infantil, com o objetivo de permitir o acesso das crianças às ferramentas tecnológicas, apropriando-se da linguagem das Tecnologias da Informação e da Comunicação. Sob essa perspectiva, foram selecionados dois aplicativos: Foto para Crianças e o livro digital Doki Explorando o Oceano, para desenvolver o controle motor, a organização espacial, a criatividade, a resolução de problemas e o trabalho em equipe. A observação e mediação realizadas durante as aulas permitiram concluir que pelo fato das tecnologias digitais serem usuais pelas crianças para atender ao seu lazer, torna-se importante que sejam direcionadas, intencionalmente, no desenvolvimento das potencialidades cognitivas das crianças, tanto nos espaços formais de educação quanto nos informais.
Palavras-chave: Tecnologia Digital, Educação Infantil, Tablet.
Downloads
Referências
BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial curricular nacional para a educação infantil / Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes curriculares nacionais para a Educação Infantil / Secretaria de Educação Básica. Brasília : MEC, SEB, 2010.
COOL, C.; MONEREO, C. Psicologia da educação virtual: aprender e ensinar com as tecnologias da informação e da comunicação. Porto Alegre: Artmed, 2010.
LÉVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 1999
MORAN, José Manuel. MASETTO, Marcos T. BEHRENS, Marilda Aparecida. Novas Tecnologias e Medicação Pedagógica. 21ª edição revisada e atualizada. Campinas, SP: Papirus, 2013
Projeto de Implementação da Primeira Etapa de Educação Básica do Colégio Pedro II. Rio de Janeiro, 2010. Mimeografada.
UNESCO. Diretrizes de políticas para a aprendizagem móvel. Tradução: Rita Brossard. Brasília, 2013. Disponível em: http://www.unesco.org/new/pt/brasilia/about-this-office/single-view/news/diretrizes_de_politicas_da_unesco_para_a_aprendizagem_movel_pdf_only/#.VARiz_ldWSq