As redes sociais digitais e a educação bilíngue: a emergência das "bolhas" e "espumas" surdas
DOI:
https://doi.org/10.29276/redapeci.2015.15.33785.578-590Resumo
Este trabalho discute questões relacionadas ao uso das redes sociais digitais como interface para potencializar a sociabilidade e a prática da educação bilíngue de surdos. Compreende a educação bilíngue de surdos como pedagogia surda, ou seja, um conjunto de saberes e práticas educacionais voltadas à especificidade linguística e cultural do indivíduo surdo, que tem na língua de sinais a sua primeira língua. Desta forma, buscou-se apreender experiências de professores com estudantes surdos nos seguintes espaços sociais digitais: Blog e Facebook. O artigo aponta para a importância dos espaços sociais digitais como ambientes que privilegiam as narrativas viso-culturais surdas em que as “bolhas identitárias” (identidade digital do usuário) apresentam um conjunto de valores culturais e linguísticos que se manifestam através destas redes. E, apesar de não ter em si, claramente, foco na pedagogia surda, observou-se que as experiências docentes analisadas reforçam a importância de perceber nesses espaços, o comportamento e as atitudes dos surdos que constituem-se como espumas que chamamos de “nascentes”, pois cada vez mais acontecem (des) encontros e fusões heterogêneas e fluídas entre as bolhas identitárias que resultam numa protossociabilidade marcada pela liberdade de emissão, participação e compartilhamento.
Palavras-chave: Educação bilíngue. Redes sociais digitais. Sociabilidade.
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