A inclusão das TDIC nas aulas de espanhol do Curso de Línguas para a Comunidade: novas possibilidades e desafios
DOI:
https://doi.org/10.29276/redapeci.2015.15.33786.607-619Resumo
Este artigo tem o objetivo de discutir a presença das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) como recurso didático no contexto do ensino de línguas, ressaltado as inovações que essas tecnologias vêm promovendo nesse ambiente. É também objetivo deste trabalho apresentar as transformações que as TDIC causam no ensino-aprendizagem da língua espanhola no Curso de Línguas para a Comunidade (CLIC), destacando as vantagens que oferecem e os desafios que trazem. Para a elaboração deste artigo, realiza-se uma investigação de trabalhos teóricos de pesquisadores que desenvolvem estudos sobre materiais didáticos e sobre o tema da inclusão das novas tecnologias na sala de aula, a exemplo de Barros e Costa (2010), Rojo (2013) e Signorini (2013), e também o relato das experiências vivenciadas com o uso das TDIC nas aulas de espanhol do CLIC. Este trabalho aponta que a presença das novas tecnologias no ambiente de ensino tem realizado uma verdadeira revolução nas práticas educacionais, mas também fomenta um intenso debate sobre os benefícios do uso de ferramentas digitais nos procedimentos pedagógicos. Assim, o presente artigo visa responder a algumas das indagações que ainda enredam a inclusão das novidades tecnológicas no contexto educacional.
Palavras-chave: TDIC. Inovações e desafios. Ensino-aprendizagem de espanhol.
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