Capacitação em recursos hidrícos por meio de oficinas temáticas e AVA: proposta metodológica

Autores

  • Gisele Bacarim Universidade de Caxias do Sul
  • Vania Elisabete Schneider Graduada em Licenciatura Plena e Bacharelado em Biologia pela Universidade de Caxias do Sul (1989); Especialista em Metodologia da Pesquisa e do Ensino Superior - Área de Concentração: Educação Ambiental; Mestre em Engenharia Civil - Área de Concentração - Recursos Hídricos e Saneamento pela Universidade Estadual de Campinas (1994); Doutora em Engenharia de Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental pelo Instituto de Pesquisas Hidráulicas (IPH) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2005). Professora Titular e Diretora do Instituto de Saneamento Ambiental da Universidade de Caxias do Sul; Revisora dos periódicos: Revista Panamericana de Salud Pública, Revista Engenharia Sanitária e Ambiental, Revista Biociências; Parecerista ad hoc da Universidade Severino Sombra; Consultor ad hoc da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do MS, Integrante dos conselhos municipais de defesa do meio ambiente de Caxias do Sul e Bento Gonçalves (suplente); Membro do Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Taquari Antas; Responsável técnica do Instituto Porto Alegre Ambiental; Coordenadora do Congresso Internacional de Tecnologias Ambientais e Diretora da Fiema Brasil - Feira Internacional de Tecnologia para o Meio Ambiente; Membro da diretoria no Conselho consultivo da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental - RSl. Tem experiência nas áreas de Biologia, Engenharia Ambiental, Enfermagem, Engenharia Civil e Arquitetura atuando principalmente nos seguintes temas: gerenciamento de resíduos sólidos - Resíduos Sólidos Urbanos, Resíduos de Serviços de Saúde, Resíduos da Construção Civil, Resíduos de madeira e Resíduos no meio Rural; Gestão de Recursos Hídricos e Monitoramento da Qualidade da Água; Gestão Ambiental; Saneamento Ambiental; Formação de Professores para o ensino de ciências e Biologia.
  • Laurete Teresinha Zanol Sauer

DOI:

https://doi.org/10.29276/redapeci.2016.16.13807.201-223

Resumo

Este trabalho tem como objetivo apresentar uma proposta metodológica para capacitação em recursos hídricos para professores e técnicos por meio de um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e oficinas temáticas presenciais. O ambiente virtual de aprendizagem foi utilizado para aporte teórico e as oficinas temáticas foram elaboradas buscando atender as demandas dos participantes quanto a dificuldades de interação com o ambiente virtual de aprendizagem, legislação e práticas relacionadas com experimentos realizados com materiais alternativos e monitoramento de recursos hídricos, contemplando técnicas de aprendizagem ativa. A avaliação da proposta foi realizada por meio de questionários prévios e finais em cada uma das atividades. Entende-se que os procedimentos metodológicos aplicados podem ser utilizados para capacitar professores e multiplicar informações referentes aos recursos hídricos, desde que sejam realizadas algumas modificações verificadas durante a aplicação deste trabalho.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gisele Bacarim, Universidade de Caxias do Sul

Possui graduação em Química - Licenciatura Plena pela Universidade de Santa Cruz do Sul (2004), pós-graduação em Ensino de Química pela Universidade de Santa Cruz do Sul (2005-2006), tem experiência na área de Química e Recursos Hídricos, concluiu o Mestrado em Tecnologia Ambiental, pela Universidade de Santa Cruz do Sul (2005-2007) e o Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade de Caxias do Sul (2013-2014).

Vania Elisabete Schneider, Graduada em Licenciatura Plena e Bacharelado em Biologia pela Universidade de Caxias do Sul (1989); Especialista em Metodologia da Pesquisa e do Ensino Superior - Área de Concentração: Educação Ambiental; Mestre em Engenharia Civil - Área de Concentração - Recursos Hídricos e Saneamento pela Universidade Estadual de Campinas (1994); Doutora em Engenharia de Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental pelo Instituto de Pesquisas Hidráulicas (IPH) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2005). Professora Titular e Diretora do Instituto de Saneamento Ambiental da Universidade de Caxias do Sul; Revisora dos periódicos: Revista Panamericana de Salud Pública, Revista Engenharia Sanitária e Ambiental, Revista Biociências; Parecerista ad hoc da Universidade Severino Sombra; Consultor ad hoc da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do MS, Integrante dos conselhos municipais de defesa do meio ambiente de Caxias do Sul e Bento Gonçalves (suplente); Membro do Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Taquari Antas; Responsável técnica do Instituto Porto Alegre Ambiental; Coordenadora do Congresso Internacional de Tecnologias Ambientais e Diretora da Fiema Brasil - Feira Internacional de Tecnologia para o Meio Ambiente; Membro da diretoria no Conselho consultivo da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental - RSl. Tem experiência nas áreas de Biologia, Engenharia Ambiental, Enfermagem, Engenharia Civil e Arquitetura atuando principalmente nos seguintes temas: gerenciamento de resíduos sólidos - Resíduos Sólidos Urbanos, Resíduos de Serviços de Saúde, Resíduos da Construção Civil, Resíduos de madeira e Resíduos no meio Rural; Gestão de Recursos Hídricos e Monitoramento da Qualidade da Água; Gestão Ambiental; Saneamento Ambiental; Formação de Professores para o ensino de ciências e Biologia.

Instituto de Saneamento Ambiental

Laurete Teresinha Zanol Sauer

Laurete Zanol Sauer é doutora em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Mestre em Matemática Aplicada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Possui graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade de Caxias do Sul. Atualmente é professora da Universidade de Caxias do Sul atuando, em ensino, na área de Matemática, com ênfase em Cálculo Diferencial e Integral e Equações Diferenciais para cursos de Engenharia e Licenciatura em Matemática. Atua em formação de professores para uso de tecnologias de informação e comunicação e para atuação em EaD. Suas pesquisas concentram-se nos seguintes temas: educação matemática, educação matemática para engenharia e ambientes de aprendizagem apoiados por tecnologias de informação e comunicação. Integra o Observatório Docência, Inclusão e Cultura Digital. Participa dos projetos de pesquisa: Engenheiro do Futuro; UCS-Promopetro: Novos desafios para o Engenheiro do Futuro e Ciências e Matemática: aprendizagem ativa por projetos e problemas, desenvolvidos no Centro de Ciências Exatas e da Tecnologia, da Universidade de Caxias do Sul. Além destes, participa do projeto interinstitucional Sequências e Séries Numéricas: o conhecimento pedagógico do conteúdo dos erros na formação inicial e continuada de professores de Matemática, que integra a UCS, Unifra e UFOP. É membro do corpo permanente do programa de pós-graduação, Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática, da Universidade de Caxias do Sul, participando também do colegiado do referido curso. Pertence ao corpo de avaliadores do SINAES - MEC, desde 2006.

Downloads

Publicado

2016-04-30