Uso pedagógico do ambiente virtual de aprendizagem Moodle como apoio a aula presencial

Autores

  • Simone Andrade Santos IFMA
  • Shirley Ribeiro Viegas Univates
  • Márcia Jussara Rehfeldt Doutora em Informática na Educação (UFRGS); Residente Lajeado RS; mrehfeld@univates.br
  • Miriam Ines Marchi

DOI:

https://doi.org/10.29276/redapeci.2016.16.13897.78-94

Resumo

As tecnologias digitais utilizadas na modalidade a distância, especialmente os Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA), abrem um leque de aplicações ao contexto educacional presencial, que podem favorecer o ensino e a aprendizagem de diversas áreas do conhecimento. Este estudo teve por objetivo investigar as possibilidades de uso do AVA Moodle no ensino presencial de modo a criar condições mais dinâmicas e motivadoras para a aprendizagem. Metodologicamente desenvolveu-se uma pesquisa-ação participativa com enfoque em aspectos qualitativos. O estudo foi realizado em uma turma do Curso de Licenciatura em Pedagogia de uma instituição da rede privada da cidade de São Luís (MA). Os instrumentos utilizados para a coleta dos dados consistiram em observações realizadas a partir da exploração de um módulo didático (composto por quatro aulas com a utilização de ferramentas do AVA Moodle) e um questionário on-line (disponibilizado aos estudantes para avaliação do uso do AVA na disciplina).  Este estudo revelou que as estratégias de ensino envolvendo o uso de ferramentas do AVA Moodle exigem habilidades técnico-pedagógicas para a escolha das ferramentas e para adequação destas às situações didáticas. Um ambiente virtual com propostas bem planejadas e didaticamente organizadas aliado ao acompanhamento e orientação docente promove aprendizagens conceituais de fundamentos teóricos da disciplina, bem como permite o desenvolvimento de competências sociais como a cooperação em trabalhos coletivos.

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Biografia do Autor

Simone Andrade Santos, IFMA

Mestranda em Ensino pela Universidade Vale do Taquari; Área de estudos: Educação e Tecnologias e Educação a Distância; Linha de Pesquisa: Educação e Tecnologias; Professor do quadro efetivo do Instituto Federal do Maranhão; Residente à rua 14, casa 21 qda 21, Bequimão, São Luis MA; simonesantos@ifma.edu.br.

Shirley Ribeiro Viegas, Univates

Mestranda em Ensino pela Universidade Vale do Taquari; Área de estudos: Educação e Tecnologias e Educação a Distância; Linha de Pesquisa: Educação e Tecnologias; Residente à rua  São Luis MA; srcviegas@gmail.com

Miriam Ines Marchi

Doutora em Química (UFSM); Residente Lajeado RS; mimarchi@univates.br

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Publicado

2016-04-30

Edição

Seção

Educação a Distância Comunicação e interculturalidade