Matemática divertida e curiosa: jogos online na formação do pedagogo
DOI:
https://doi.org/10.29276/redapeci.2013.13.31846.377-390Resumo
Este artigo apresenta um relato de experiência sobre a utilização de jogos online nas aulas da disciplina Saberes e Metodologias do Ensino de Matemática 1, no Curso de Pedagogia, da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), do Centro de Educação (CEDU), como prática educativa na formação do pedagogo, a partir de jogos disponíveis na internet. Baseado nos estudos de Lara (2003), Souza (2004), Rosa Neto (1998), Alves (2006), Fiorentini e Lorenzato (2006), Brasil (2006), Nóvoa (1992), Nacarato e Paiva (2006) e Jarandilha e Splendore (2005) sobre o lúdico no ensino de Matemática e jogos online buscou-se a fundamentação téorica. Foi constatado que os jogos online matemáticos são pouco utilizados pelos alunos nas aulas do Curso de Pedagogia e quando bem utilizados as aulas se tornam mais prazerosas e investigativas.
Palavras-chave: Ensino de Matemática. Jogos Online. Formação do pedagogo.
ABSTRACT
This article presents a report of an experiment on the use of Online Games in classes of the discipline ‘Knowledge and Teaching Methods of Mathematics 1’, in Pedagogy Course from Federal University of Alagoas (UFAL), Education Center (CEDU), as an educational practice of the teacher training, from games available on the internet. Based on studies of Lara (2003), Souza (2004), Rosa Neto (1998), Alves (2006), Fiorentini and Lorenzato (2006), Brazil (2006), Nóvoa (1992), Nacarato and Paiva (2006) and Jarandilha and Splendore (2005) on the playful teaching of Mathematics and online games it was based Theoretical Recital. It was found that Math online games are little used by students in the classes of Pedagogy Courses and when they are well used, classes become more pleasurable and investigative.
Keywords: Mathematics Teaching. Online Games. Pedagogue Training.