Contribuições do Google docs para suporte à iniciação científica no contexto do estágio supervisionado em cursos a distância
DOI:
https://doi.org/10.29276/redapeci.2016.16.14387.116-130Resumo
Esse estudo investiga o limites e as possibilidades de uso do google docs para suporte a orientação dos trabalhos de pesquisa desenvolvidos por estagiários a partir das questões identificadas nas observações em campo de estágio. Num primeiro momento foram exploradas as potencialidades didáticas do google docs; em seguida realizado o acompanhamento e orientação dos trabalhos de pesquisa decorrentes do estágio supervisionado por meio do google docs; em continuidade foram realizados grupos focais com os estagiários com o objetivo de evidenciar as contribuições do google docs para suporte a iniciação científica. Como resultados foi possível evidenciar que essa experiência favoreceu aos estagiários o estímulo a autonomia intelectual, o encadeamento de processos de negociação, o encurtamento das distâncias nas relações sociais entre esses sujeitos e o seu reconhecimento como autores.
Downloads
Referências
BURNHAM, Teresinha Fróes; PINHEIRO, Marcus Túlio F.; SANCHES, M. O. Ambientes virtuais de aprendizagem como uma entidade complexa. POIÉSIS - Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação (Unisul), v. 5, p. 169-172, 2012.
FIORENTINI, D. Pesquisar Práticas Colaborativas ou Pesquisar Colaborativamente? In: Pesquisa Qualitativa em Educação Matemática. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.
FLICK, Uwe. Introdução a pesquisa qualitativa. Porto Alegre: Bookman, 2009.
MARINHO, Simão P. et al. Oportunidades e possibilidades para a inserção de interfaces da web 2.0 no currículo da escola em tempos de convergência de mídia. Revista E-Currículum. São Paulo, v. 4, n. 2, jun 2009. Disponível em: http://www.pucsp.br/ecurriculum/artigos_v_4_n_2_jun_2009/art5.pdf. Acesso em: 16 fev 2010.
MIRANDA, Antonio; SIMEÃO, Elmira; MUELLER, Suzana P. Autoria coletiva, autoria ontológica e intertextualidade na ciência: aspectos interdisciplinares e tecnológicos. Anais do Noveno Congresso Internacional de Humanidades: Palabra e Cultura em América Latina: herancias e desafíos. Santiago-Chile, 2006. Disponível em: http://www.antoniomiranda.com.br/ciencia_informacao/autoria_coletiva.pdf Acesso em 17 ago 2010.
MOORE, Michael.; KEARSLEY, Greg. Educação a distância: uma visão integrada. São Paulo: Thompson. 2007.
NUNES, Lina Cardoso; VILARINHO, Lúcia Regina Goulart. Avaliação da aprendizagem no ensino online em busca de novas práticas. In: SILVA, Marco; SANTOS, Edméa. (Org.). Avaliação da aprendizagem em educação online. São Paulo: Loyola, 2006, p.109-121
PIMENTA, Selma G.; LIMA, Maria S. Estágio e docência. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2004.
SERAFIM, Maria L. et al. Aprendizagem colaborativa e interatividade na web: experiências com o google docs no ensino de graduação. In: MERCADO, Luis P. Práticas de formação de professores na educação a distância. Maceió: Edufal, 2008, p. 357-369.