Contribuições do Google docs para suporte à iniciação científica no contexto do estágio supervisionado em cursos a distância

Autores

  • Ivanderson Pereira da Silva Universidade Federal de Alagoas
  • Luis Paulo Leopoldo Mercado Universidade Federal de Alagoas

DOI:

https://doi.org/10.29276/redapeci.2016.16.14387.116-130

Resumo

Esse estudo investiga o limites e as possibilidades de uso do google docs para suporte a orientação dos trabalhos de pesquisa desenvolvidos por estagiários a partir das questões identificadas nas observações em campo de estágio. Num primeiro momento foram exploradas as potencialidades didáticas do google docs; em seguida realizado o acompanhamento e orientação dos trabalhos de pesquisa decorrentes do estágio supervisionado por meio do google docs; em continuidade foram realizados grupos focais com os estagiários com o objetivo de evidenciar as contribuições do google docs para suporte a iniciação científica. Como resultados foi possível evidenciar que essa experiência favoreceu aos estagiários o estímulo a autonomia intelectual, o encadeamento de processos de negociação, o encurtamento das distâncias nas relações sociais entre esses sujeitos e o seu reconhecimento como autores.

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Biografia do Autor

Ivanderson Pereira da Silva, Universidade Federal de Alagoas

Possui Graduação em Física pela Universidade Federal de Alagoas (2008) e Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Alagoas (2010). Atualmente é Professor Assistente "A" da Universidade Federal de Alagoas, Doutorando em Educação pela Universidade Federal de Alagoas e membro do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Humanidades (GIPHU) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Tecnologia Educacional.

Luis Paulo Leopoldo Mercado, Universidade Federal de Alagoas

Professor Titular da Universidade Federal de Alagoas com atuação na graduação em Pedagogia e na Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado) em Educação. Doutor em Educação (PUC/SP, 1998), Mestre em Educação (UFSM, 1993), Especialista em Formação de Professores em Mídias na Educação (UFAL, 2010), Licenciado em Ciências Biológicas Licenciatura Plena (UFSM, 1989). Bacharel em Direito (CESMAC, 2012). Realizou Aperfeiçoamento em Formação em Tutoria Online pela Organização dos Estados Americanos (OEA/INEAM) e em Melhoria da Qualidade da Educação pela UNESCO (UNESCO/OEA). Professor vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Alagoas. Lider do Grupo de Pesquisa Tecnologias da Informação e Comunicação na Formação de Professores Presencial e Online, certificado pelo CNPq. Coordenador Institucional de Educação a Distância da Universidade Federal de Alagoas. Coordenador da Universidade Aberta do Brasil na Universidade Federal de Alagoas. Tem experiência na área de Educação a Distância Online e Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, formação continuada de professores, educação a distância, Tecnologias da Informação e Comunicação. Avaliador Institucional do INEP. Avaliador ad-hoc da SEED/MEC, Sesu/MEC (Reuni), CAPES, CNPq, FINEP, FAPEAL. Possui publicações nacionais e internacionais na área de Educação a Distância, Tutoria Online e TIC na Educação. Orientou 4 Teses de Doutorado defendidas na Universidade Federal de Alagoas. Co-orientou uma Tese de Doutorado, defendida na Universidade Federal de Pernambuco. Orientou 36 Dissertações de Mestrado defendidas nos Programas de Pós-Graduação em Educação da UFAL, UFPB e Universidade de Aveiro (Portugal)

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Publicado

2016-04-30

Edição

Seção

Educação a Distância Comunicação e interculturalidade