Trabalho em EAD sob a percepção de docentes de um curso de especialização da UTFPR
DOI:
https://doi.org/10.29276/redapeci.2016.16.14434.31-46Resumo
O presente artigo é fruto da conclusão de um curso de especialização e tem como objeto de estudo os avanços e desafios na percepção dos docentes que lecionam na Educação a Distância. O objetivo é identificar os pontos positivos e negativos de um sistema de avaliação e educação, conforme a visão de um determinado grupo de docentes, que utilizam o ambiente MOODLE. A partir de uma pesquisa quantitativa e qualitativa por meio de um questionário, realizou-se uma análise das vantagens e desafios encontrados. Os resultados apontam a importância da percepção dos docentes em relação à melhoria na qualidade de ensino, pelo fato de identificarem os problemas e os pontos positivos na aprendizagem dos alunos na modalidade de Educação a Distância.Downloads
Referências
ALVES, L. (2011). Educação a distância: conceitos e história no Brasil e no mundo. Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância. Vol.10 – 2011. Acesso em 10 de agosto de 2015, disponível em: http://www.abed.org.br/revistacientifica/Revista_PDF_Doc/2011/Artigo_07.pdf.
BELLONI, M.L. (2008). Educação a distância. Autores Associados. 5. ed. Campinas, São Paulo.
FERRUGINI, L. et al. (2013). Gestão das Políticas Públicas de Educação a Distância no Brasil: Fragilidades e Potencialidades. ESUD 2013 – X Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância. Belém/PA, 11 – 13 de junho de 2013 – UNIREDE. Acesso em 10 de agosto de 2015, disponível em: http://www.aedi.ufpa.br/esud/trabalhos/poster/AT1/114284.pdf
FIGUEIREDO, V. F.; SILVA, C. G. (2012). O Ensino a distância: conceito e métodos de avaliação. Revista Científica de Educação a Distância. Vol.3 – n. 6, Jul. 2012. Acesso em 12 de agosto de 2015, disponível em: http://periodicosunimes.unimesvirtual.com.br/index.php?journal=paideia&page=article&op=viewFile&path%5B%5D=248&path%5B%5D=258
GARCEZ, E. M. S.; RADOS, G. J. V. (2002). Necessidades e expectativas dos usuários na educação a distância: estudo preliminar junto ao Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção da Universidade Federal de Santa Catarina. Ci. Inf., Brasília, v. 31, n. 1, Jan. Acesso em 13 de agosto de 2015, disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ci/v31n1/a03v31n1
KASSICK, C. N. et al. (2012). A Gestão institucional dos cursos profissionais técnicos em nível médio na modalidade a distância ofertados pela rede e-Tec Brasil: Dificuldades à sua implantação. Eixo 4. Política e gestão da Educação Profissional e Tecnológica. Acesso em 14 de agosto de 2015, disponível em: http://www.anpae.org.br/simposio26/1comunicacoes/ClovisKassick-ComunicacaoOral-int.pdf
LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. A. (2003). Fundamentos de Metodologia Cientifica. 5ª Ed. São Paulo: Atlas.
LENCASTRE, J. A.; ARAÚJO M. J. (2008). Educação On-line: uma introdução. E-Activityand Learning Technologies. Madrid, p.306-312. Acesso em 13 de agosto de 2015, disponível em: http://sigarra.up.pt/fpceup/pt/publs_pesquisa.show_publ_file?pct_gdoc_id=4837.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO, Universidade Tecnológica Federal do Paraná. (2010). Orientações para a Equipe do EaD. Medianeira. 53 p.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Secretaria de Educação a Distância. Decreto-Lei 2.494/98. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/tvescola/leis/lei2494.pdf>. Acesso em: 10 de agosto de 2015.
MORAES, M.et al. (2007). Guia Geral do Curso Gestão e Docência em EaD: Programa Aberta-Sul. Florianópolis: UFSC/UFSM.
OLIVEIRA, A. (2002). Análise do grau de satisfação dos alunos da parceria em EaD por videoconferência entre a Universidade Federal de Santa Catarina e o Instituto de Metodista Izabela Hendrix: um estudo de caso. 103 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de Santa Catarina. Disponível em: <https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/84414>. Acesso em: 18 Ago. 2015.
PRETI, O. (2009). Educação A Distância: Fundamentos E Políticas. Cuiabá : EdUFMT.
PULINO FILHO, A. R. (2007). Moodle: um sistema de gerenciamento de cursos. Brasília: UnB, 2007.
SILVA, A. L. C. (2003). Ambientes Virtuais de Aprendizagem: uma experiência no ensino presencial de graduação. 107 f. (Dissertação de Mestrado em Educação) - Centro de Educação de Ciências Humanas e da Comunicação – CECHOM.
VALLE, L.; BOHADANA, E. D. B. (2012). Interação e Interatividade: por uma Reantropolização da EaD Online. Educ. Soc., Campinas, v. 33, n. 121, p. 973-984, out.-dez. 2012. Acesso em 18 de agosto de 20015, disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302012000400003
VALENTINI, B. C; SOARES, E. M. S. (2010.). Aprendizagem em ambientes virtuais: compartilhando ideias e construindo cenários. Caxias do Sul, RS: Educs.