Perspectivas Metodológicas para a Educação Matemática a Distância
DOI:
https://doi.org/10.29276/redapeci.2015.15.24436.255-274Resumo
Este trabalho teve por objetivo investigar as ações e metodologias utilizadas no planejamento de uma disciplina de matemática de um curso superior oferecido a distância, tendo como referencial uma abordagem metodológica dialógica e investigativa. Para tanto, foi realizada uma pesquisa qualitativa, do tipo estudo de caso, envolvendo a observação de duas salas virtuais da disciplina Matemática I do curso de Licenciatura em Informática, oferecido pelo Instituto Federal do Espírito Santo, e entrevista semiestruturada com a professora responsável pela elaboração e condução do componente curricular. Para a análise dos dados foi utilizada a análise de conteúdo. Os dados mostram que o planejamento da disciplina de Matemática na modalidade a distância se baseou na transposição de práticas normalmente utilizadas no ambiente escolar tradicional, priorizando a exposição de conteúdos em detrimento de ações dialógicas e investigativas. Esperamos contribuir no diálogo sobre formas de empregar na EaD estratégias de ensino que priorizem a investigação e a resolução de problemas, uma vez que os resultados apontam para a necessidade de formação docente sobre esses temas.
Palavras-chave: Educação Matemática. Educação a Distância. Resolução de Problemas.
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