As percepções de professores de matemática do ensino fundamental frente as tecnologias digitais na escola

Autores

  • Kécia Karine Santos de Oliveira Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática Universidade Federal de Sergipe
  • Anne Alilma Silva Souza Ferrete Programa de Pós-Graduação em Educação Universidade Federal de Sergipe
  • Divanizia do Nascimento Souza Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática Universidade Federal de Sergipe

DOI:

https://doi.org/10.29276/redapeci.2016.16.14481.63-77

Resumo

A tendência digital é uma realidade, exemplo disso é o crescimento das tecnologias digitais e a inserção delas na escola básica. A presença de tais tecnologias em sala de aula contribui para a inclusão digital, pois amplia o acesso às informações através da internet, permitindo, por exemplo, problematização, observação de outros contextos, estímulo e construção de visão crítica e conhecimento. Neste contexto, o presente estudo teve como objetivo analisar a percepção de professores que lecionam Matemática sobre as tecnologias digitais, desde a sua implantação ao seu uso pedagógico nas escolas da rede pública de Aracaju, SE. A metodologia utilizada foi de cunho quanti-qualitativo, e como instrumento de coleta de dados foi adotado a aplicação de questionários a 41 professores do ensino fundamental. Foi observado que, apesar de alguns problemas relacionados com acesso à internet e ao reduzido número de equipamentos disponíveis, a maioria dos professores participantes da pesquisa procurou meios para utilizar as tecnologias digitais em sala de aula, e ao trabalharem dessa forma observaram resultados positivos na aprendizagem dos alunos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Kécia Karine Santos de Oliveira, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática Universidade Federal de Sergipe

Pedagoga e Mestre em Ensino de Ciências e Matemática

Divanizia do Nascimento Souza, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática Universidade Federal de Sergipe

Universidade Federal de Sergipe, Centro de Ciências Exatas e Tecnologia, Departamento de Física. lattes: Divanizia do Nascimento Souza concluiu o doutorado em Tecnologia Nuclear pela Universidade de São Paulo em 2002 e o Mestrado em Física na Universidade Federal de Sergipe em 1997. Atualmente é professora da Universidade Federal de Sergipe. Atua na área de Física, com ênfase em Física da Matéria Condensada (experimetal), e também em Ensino de Ciências e Matemática. Linhas de pesquisa: Dosimetria das radiações; Física Médica; Instrumentação científica; Propriedades Óticas e Espectroscópicas da Matéria Condensada; Métodos de Ensino das Ciências Naturais e Matemática. Gerado pelo Sistema Interlattes CV-Resumé

Referências

BETTIO, R. W.; MARTINS, A. Objetos de aprendizado: um novo modelo direcionado ao ensino a distância. 2004. Disponível em: http://www.universia.com.br/materia/materia.jsp?id=5938. Acesso em: 20 julho de 2014.

BRASIL. Cartilhas Projeto UCA: Projeto UCA. Ministério da Educação (MEC). Editora: Escola Superior de Redes RNP, 2010.

______. Ministério da Educação. Um Computador Por Aluno: Projeto Base /2007. Disponível em: <http://portal.enlaces.cl/portales/tp5fdaa5dc4n55/documentos/200712171646020.Projeto_Base_umcomputadorporaluno_UCA.pdf 03>. Acesso em 20 de julho de 2014.

COSCARELLI, C. V. Textos e hipertextos: procurando o equilíbrio. Linguagem em (Discurso, Palhoça, v. 9, n. 3, p. 549-564, set/dez. 2009.

DEMO, P. P. D. aborda os desafios da linguagem no século XXI. In: SALGADO, M. U. C., AMARAL, A. L. Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC - guia do cursista. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação à Distância, 2008.

FRAGA, L. B. F. F. O uso das tecnologias da informação e comunicação no ensino de língua estrangeira. Dissertação. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2013.

FRANCO, L. R. H. R.; BRAGA, D. B.; RODRIGUES, A. A EaD Virtualmente a teoria e prática. 2 ed. Assis/São Paulo: Triunfal Gráfica e Editora, 2011.

GADOTTI, M. Convite à leitura de Paulo Freire. São Paulo: Scipione, 1999.

GATTI, B., et. al.. Políticas Docentes no Brasil: um estado da arte. Brasília: UNESCO, 2011.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6.ed. São Paulo: Atlas, 2010.

GONH, D. Tecnofobia na música e na educação: origens e justificativas. Opus, Goiânia, v. 13, n. 2, p.161-174, dez. 2007.

KENSKI, V. M. Educação e tecnologia: o novo ritmo da informação. Campinas, SP: Papirus, 2007.

KENSKI, V. M. Tecnologias e Ensino Presencial e a Distância. Campinas, SP: Papirus, 2008.

LEÃO, D. M. M. Paradigmas contemporâneos de educação: escola tradicional e escola construtivista. Cadernos de Pesquisa, n 107, p. 187-206, julho/1999.

LIMA, P. F. Matemática descomplicada. Revista eletrônica - edição 25, 2008. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/conteudoJornal.html?idConteudo=744. Acessado em julho de 2014.

MARCONI. M. A.; LAKATOS, E. M. Técnicas de pesquisa. São Paulo: Atlas, 1999.

MERCADO, L. P. L. Formação continuada de professores e novas tecnologias. Maceió: EDUFAL, 1999.

MORAN, J. M. A educação que desejamos: Novos desafios e como chegar lá. São Paulo: Papirus, 2007.

MORAN, J. M., et al. A. Novas Tecnologias e mediação pedagógica. 17ª. Ed. São Paulo: Editora Papirus, 2010.

NUNES, M. J. O Professor e as Novas Tecnologias: Pontuando dificuldades e apontando contribuições. Salvador: Universidade do Estado da Bahia – UNEB, 2009.

OLIVEIRA, R. de. Informática educativa: Dos planos e discursos à sala de aula. Campinas, SP: Papirus, 1997.

SANCHO, J. M. Tecnologias para transformar a educação. Porto Alegre: Artmed, 2006.

TEIXEIRA, A. C. Inclusão Digital: novas perspectivas para a informática educativa. Ijuí: Ed. Unijuí, 2010.

VALENTE, J. A. Um laptop para cada aluno: promessas e resultados educacionais efetivos. In: ALMEIDA, M.E.B. de; PRADO, M.E.B.B. (org.). O computador portátil na escola: mudanças e desafios nos processos de ensino e aprendizagem. São Paulo: Avercamp, 2011, p.20 – 33.

WEBER, M. A. L.; BEHRENS, M. A. Paradigmas educacionais e o ensino com a utilização de mídias. Revista Intersaberes, Curitiba, a. 5, n.10, p.245-270, jul./dez. 2010.

Downloads

Publicado

2016-04-30

Edição

Seção

Educação a Distância Comunicação e interculturalidade