Ensinar a aprender, aprender a ensinar: um olhar sobre uma prática pedagógica
DOI:
https://doi.org/10.29276/redapeci.2016.16.14509.132-142Resumo
A ação do ato de aprender e ensinar encontra-se conexa com as nossas acepções, sendo esta compreendida como toda experiência vivida, sentida ou compartilhada. Neste sentido, este trabalho surgiu de uma prática pedagógica desenvolvida por meio da disciplina Pesquisa e Estágio, do Programa de Pós-Graduação Strito Sensu, no Mestrado em Ensino de Ciências Exatas, do Centro Universitário UNIVATES e, posteriormente, problematizada na disciplina Ensinar e Aprender Investigando. Desta forma, o objetivo desse trabalho é realizar uma reflexão acerca de uma prática pedagógica, conjeturando suas implicações, durante o processo de ensinar e aprender. Para a realização dessa prática pedagógica o procedimento metodológico está pautado em pesquisa qualitativa, com aplicação de questionários pré e pós atividade pedagógica. Utilizando como recurso tecnológico o software Modellus, foi possível observar a existência de uma articulação entre o domínio do conhecimento teórico com os conceitos. No entanto, vale ressaltar que durante o processo de desenvolvimento dessa reflexão a respeito de uma prática educativa, foi de suma importância compreender a postura do docente como professor/pesquisador, principalmente levando em consideração que tivemos de refletir a respeito da própria prática docente, o que não se constituiu como uma ação simples de realizar.Downloads
Referências
ALVES, Rubem. O Desejo de Ensinar e a Arte de Aprender. Campinas: Fundação EDUCAR D Paschoal, 2004.
BITTAR, Marilena. Possibilidades e dificuldades da incorporação do uso de softwares na aprendizagem da matemática. O estudo de um caso: o software Aplusix. III SIPEM-Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, p. 1-12, 2006.
BORBA, Marcelo de Carvalho. Softwares e internet na sala de aula de matemática. X Encontro Nacional de Educação Matemática. Salvador – BA: 2010.
SANTANA, Claudinei de Camargo; AMARAL, Rúbia Barcelos; BORBA, Marcelo de Carvalho. O USO DE SOFTWARES NA PRÁTICA PROFISSIONAL DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA The use of software in the professional practice of Mathematics teachers. Ciência & Educação, v. 18, n. 3, p. 527-542, 2012.
DA SILVA, Antônio José. Explorando o Ensino por meio de Software Livre e Gratuito Régua e Compasso: Perspectivas de Ensino e Formação Docente. In: Anais do Congresso de Matemática Aplicada e Computacional, Natal. 2012.
DEMO, Pedro. Educar pela pesquisa. Campinas: Editora Autores Associados, 2011.
CRUZ, Maria Waleska. A pesquisa em sala de aula – interlocução entre teoria e prática: uma crítica na trama necessária. In: RAMOS, Maria Beatriz Jacques; FARIA, Elaine Turk (orgs.). Aprender e ensinar: diferentes olhares e práticas. Porto Alegre: PUCRS, 2011. P.26-41.
GADOTTI, Moacir. Boniteza de um sonho: Ensinar-e-aprender com sentido. São Paulo: GRUBHAS, 2003.
KAGAN, D. M. 1992. Professional growth among preservice and beginning teachers. Review of Educational Research, Washington, v. 62, n. 2, p. 129-169.
LIBÂNEO, José Carlos. Ensinar e aprender, aprender e ensinar: o lugar da teoria e da prática em didática”. Temas de pedagogia: diálogos entre didática e currículo. São Paulo: Cortez Editora, 2012.
PICCOLI, Sonia Maria; MORAES, Roque. Ensinar e aprender pela pesquisa: um desafio para uma formação continuada de professores. Revista de Ciências Humanas, v. 7, n. 8, p. p. 91-106, 2012.
PRENSKY, Marc. Nativos digitais, imigrantes digitais. Tradução de Roberta de Moraes Jesus de Souza, 2001. Disponível em: http://poetadasmoreninhas.pbworks.com/ w/file/fetch/60222961/Prensky%20-%20Imigrantes%20e%20nativos%20digitais.pdf . Acessado em 29 de nov. de 2015.
QUARTIERI, Marli Teresinha; DULLIUS, Maria Madalena; GIONGO, Ieda Maria. Possibilidades e limitações da inserção de tecnologias nas aulas de Matemática no Ensino Fundamental. Educação Matemática em Revista–RS, v. 1, n. 13, 2012.
SILVA, Adriano C. et al. Utilização do Winplot Como Software Educativo Para o Ensino de Matemática. Revista Diálogos, v. 6, 2012.
ZABALA, Antoni. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Penso, 2015.