Expectativas de professores quanto a inclusão do livro didático digital na sala de aula do ensino médio

Autores

  • Alexander Dutra Departamento de Educação Universidade Federal de Sergipe (UFS) — São Cristóvão

DOI:

https://doi.org/10.29276/redapeci.2015.15.24543.340-353

Resumo

A popularização do uso de tablets tem levado gestores educacionais e editora a considerarem a conversão dos livros didáticos impressos em versões digitais. Uma mudança dessa natureza pode impactar o contexto de ensino e aprendizagem na escola, tendo em vista o papel significativo que o livro didático possui no contexto brasileiro. Nessa perspectiva, qual é a visão que os professores quanto a inclusão do livro didático digital na sala de aula? Essa foi a questão de investigação que motivou o estudo exploratório feito com professores do ensino médio de uma rede educacional brasileira. A análise qualitativa dos dados obtidos através de um questionário, permitiu perceber a receptividade dos professores a esta possibilidade tendo em vista a possibilidade de maior aproximação do contexto tecnológico dos estudantes, bem como a integração de diferentes recursos midiáticos. Por outro, ressalta-se a expectativa quanto à possíveis mudanças metodológicas para fazer frente ao desafio de uso de TIC no ambiente escolar o que demanda treinamento de professores e conscientização dos alunos.

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Publicado

2015-12-17

Edição

Seção

Dossiê | Pesquisa Qualitativa e Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação em Educação