Formação de professores: percursos e perspectivas na formação qualitativa de professores da Educação do Campo

Autores

  • Adriana dos Santos Prado Sadoyama Universidade Federal de Goiás/Regional Catalão
  • Leonardo Santos Andrade UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS/REGIONAL DE CATALÃO
  • Maristela Vincente de Paula Universidade Federal de Goias/ Regional de Catalão
  • Neila Maria Mendes Borges Universidade Federal de Goiás
  • Serigne Ababacar Cisse Ba
  • Vagner Rosalem

DOI:

https://doi.org/10.29276/redapeci.2015.15.24550.242-254

Resumo

A proposta de apresentar e discutir a possibilidade de uma formação permanente dos professores do campo na condição de se tornarem sujeitos ativos da aprendizagem e de manifestarem tal possibilidades na transformação do ser e, se, este sentimento é vivenciado por alunos frequentes do Curso superior Educação do Campo é o escopo principal deste artigo. Todo o caminho metodológico se baseou em uma análise de conteúdo dos dados levantados a partir da aplicação do questionário. Os resultados apontam que os docentes se sentem parte do processo e parceiros ativos na tentativa de desenvolver políticas voltadas para atuação e formação deste profissional no campo mesmo vivendo a realidade do fechamento das escolas rurais no Brasil.

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Publicado

2015-12-17

Edição

Seção

Dossiê | Pesquisa Qualitativa e Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação em Educação