Tecnologias Digitais nos Projetos de Redesenho Curricular do Programa Ensino Médio Inovador: Entre Limites e Possibilidades

Autores

  • Eliana Scremin Menegaz UFS
  • Geovana Mendonça Luardi Mendes

DOI:

https://doi.org/10.29276/redapeci.2015.15.24551.326-339

Resumo

A inserção de tecnologias digitais na escola é uma problemática atual e ainda carece de inúmeras investigações. Visando adentrar nessa problemática, este artigo discute sobre  a inserção de tecnologias digitais no Programa Ensino Médio Inovador nas escolas de Santa Catarina. A priori, esse programa atende a uma expectativa de mudança em toda a estruturação escolar , uma nova organização de trabalho pedagógico através do redesenho curricular, pautado em oito macrocampos, dentre eles a “Comunicação, Cultura Digital e Uso de Mídias”.  No desenvolvimento do trabalho, realizou-se uma pesquisa documental utilizando como fontes os Projetos de Redesenho Curricular das escolas e os Documentos Orientadores do programa. Com base no material empírico, esse estudo mapeia as escolas que optaram pelo macrocampo acima citado, identificando as ações desenvolvidas e o que apontam sobre a utilização das tecnologias digitais. Trata-se de um subprojeto de pesquisa vinculado ao projeto “Tablets, computadores e laptops: análise sobre políticas e aspectos pedagógicos da inserção de novas tecnologias na escola”, financiado com recursos do OBEDUC/CAPES.

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Biografia do Autor

Eliana Scremin Menegaz, UFS

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Publicado

2015-12-18

Edição

Seção

Dossiê | Pesquisa Qualitativa e Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação em Educação