Tecnologias Digitais nos Projetos de Redesenho Curricular do Programa Ensino Médio Inovador: Entre Limites e Possibilidades
DOI:
https://doi.org/10.29276/redapeci.2015.15.24551.326-339Resumo
A inserção de tecnologias digitais na escola é uma problemática atual e ainda carece de inúmeras investigações. Visando adentrar nessa problemática, este artigo discute sobre a inserção de tecnologias digitais no Programa Ensino Médio Inovador nas escolas de Santa Catarina. A priori, esse programa atende a uma expectativa de mudança em toda a estruturação escolar , uma nova organização de trabalho pedagógico através do redesenho curricular, pautado em oito macrocampos, dentre eles a “Comunicação, Cultura Digital e Uso de Mídias”. No desenvolvimento do trabalho, realizou-se uma pesquisa documental utilizando como fontes os Projetos de Redesenho Curricular das escolas e os Documentos Orientadores do programa. Com base no material empírico, esse estudo mapeia as escolas que optaram pelo macrocampo acima citado, identificando as ações desenvolvidas e o que apontam sobre a utilização das tecnologias digitais. Trata-se de um subprojeto de pesquisa vinculado ao projeto “Tablets, computadores e laptops: análise sobre políticas e aspectos pedagógicos da inserção de novas tecnologias na escola”, financiado com recursos do OBEDUC/CAPES.Downloads
Referências
ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini de. Tecnologias Digitais na Educação: O futuro é hoje. In: E-TIC. 5º Encontro de Educação e Tecnologias de Informação e Comunicação, São Paulo, 2007. Anais eletrônicos... Disponível em: <http://www.cescage.com.br/ead/adm/shared/arquivos/tecnologias_digitais_educacao.pdf>. Acesso em: 10 maio 2014.
__________. O computador portátil e a inovação educativa: das intenções à realidade. In: ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini de; DIAS, Paulo; SILVA, Bento Duarte da Silva (Orgs.). Cenários de inovação para a educação na sociedade digital. São Paulo: Edições Loyola, 2013. p. 21-33.
BALTAR, Marcos. Letramento radiofônico na escola. Linguagem em (Dis)curso – LemD, v. 8, n. 3, p. 563-580, set./dez. 2008. Disponível em: <http://www.portaldeperiodicos.unisul.br/index.php/Linguagem_Discurso/article/viewFile/401/421>. Acesso em: 22 jan. 2015.
BAIXAR MAPAS. Disponível em: <http://www.baixarmapas.com.br/mapa-de-santa-catarina-mesorregioes/>. Acesso em: 11 nov. 2014.
BRASIL. Parecer CNE/CP nº 11/2009. Assunto: Proposta de Experiência curricular inovadora o Ensino Médio. DF, 2009.
______. Portaria nº 971, de 09 de outubro de 2009a. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 13 de outubro de 2009a. Seção 1, p. 52. Institui o Programa Ensino Médio Inovador. Disponível em: . Acesso em: 14 fev. 2014.
______. Ministério da Educação e Cultura. Programa Ensino Médio Inovador. Documento Orientador. Brasília: MEC, 2011.
______. Ministério da Educação e Cultura. Programa Ensino Médio Inovador. Documento Orientador. Brasília: MEC, 2013.
DUSSEL, Inés. VI Foro Latinoamericano e Educación y Nuevas Tecnologias: los desafios pedagógicos ante el mundo digital. Buenos Aires: Santillana, 2010. 90p.
FANTIN, Monica.; RIVOLTELLA, Pier Cesare. Cultura Digital e Formação de professores: Usos da Mídia, Práticas Culturais e Desafios Educativos. In: ______. Cultura Digital e Escola: Pesquisa e Formação de Professores. São Paulo: Papirus. 2012, p. 95-146.
GÓMEZ, Ángel I. Pérez. Educação na era digital: a escola educativa. Porto Alegre: Penso, 2015.
GVIRTZ, Silvina; LARRONDO, Marina. Notas sobre la escolarización de la cultura material. Celulares y computadoras en la escuela de hoy. Teias, Rio de Janeiro, ano 8, n. 15-16, p. 1-10, jan./dez. 2007. Disponível em: <http://www.periodicos.proped.pro.br/index.php/revistateias/search?subject=cultura>. Acesso em: 16 jan. 2015.
KRAWCZYK, Nora. Reflexões sobre alguns desafios do ensino médio no Brasil hoje. Cadernos de pesquisa, São Paulo, v. 41, n. 144, p. 752-769, set./dez. 2011.
SALES, Shirlei Rezende. Tecnologias digitais e Juventude Ciborgue: Alguns Desafios para o Currículo do Ensino Médio. In: DAYRELLl, Juarez; CARRANO, Paulo e MAIA, Carla Linhares. Juventude e Ensino Médio: sujeitos e currículos em diálogo. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2014, p. 229-248.
SALVINO, Francisca Pereira; ROCHA, Vagda Gutemberg. Macrocampos como proposta de integração e inovação curricular no Programa Ensino Médio Inovador. Revista e-Curriculum, São Paulo, v. 12, n. 03, p. 2019-2042, out./dez. 2014. Disponível em:< file:///C:/Users/Eliana/Downloads/21678-55609-1-PB%20(1).pdf> Acesso: 09 mar. 2015.
SANCHO, Juana Maria. De Tecnologias da Informação e Comunicação a Recursos Educativos. In: ______. Tecnologias para transformar a educação. Porto Alegre: Artmed, 2006. p. 15-41
SILVA, Maria da Graça Moreira da. Mobilidade e construção do currículo na cultura digital. In: ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini de; DIAS, Paulo; SILVA, Bento Duarte da Silva (Orgs.) Cenários de inovação para a educação na sociedade digital. São Paulo: Edições Loyola, 2013. p.123-135.
TYACK, David and CUBAN, Larry. En busca de la utopia. Un siglo de reformas en las escuelas publicas. Mexico: Fondo de cultura económica, 2001.
VALENTE, José Armando. Pesquisa, comunicação e aprendizagem com o computador: o papel do computador no processo ensino-aprendizagem. In: ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini de; MORAN, José Manuel (Orgs.). Integração das Tecnologias na Educação. Secretaria de Educação a Distância. Brasília: Ministério d Educação, Seed, 2005. p. 22-31.