Influência da afetividade na superação de dificuldades de aprendizagem em um curso militar a distância
DOI:
https://doi.org/10.29276/redapeci.2016.16.14563.178-200Resumo
A afetividade influencia na aprendizagem. Neste estudo de caso, objetivou-se conhecer o papel da afetividade na superação de dificuldades e na redução da retenção de cursistas em um ambiente virtual de aprendizagem de um curso militar, condicionado à rigidez hierárquica. Por meio de questionários on-line foram colhidas às percepções de sete tutores e sessenta e quatro alunos do curso a distância de aperfeiçoamento de sargentos da polícia militar de um estado brasileiro. Para os dois grupos, diversos fatores influiriam na construção de vínculos afetivos, mas a falta de comunicação frequente seria o maior obstáculo. Em casos de dificuldade de aprendizagem, o pronto esclarecimento de dúvidas e a análise do perfil do aluno seriam as ações mais eficazes. As estratégias comumente empregadas para reconhecer dificuldades eram acompanhar as postagens nos fóruns, avaliar se o aluno demonstrava entendimento do conteúdo ao realizar as tarefas e observar a interação com a tutoria. Segundo os pesquisados, a afetividade colaboraria para reduzir a retenção – para os tutores, por despertar o sentimento de pertencer a um grupo; para os alunos, por motivá-los. Um ambiente de ensino acolhedor, em especial em cursos a distância, ajudaria o aluno a superar a falta de contato pessoal intrínseca à modalidade.
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