Apresentação do dossiê Pesquisa Qualitativa e Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação em Educação
DOI:
https://doi.org/10.29276/redapeci.2015.15.24566.235-240Resumo
A perspectiva de lançamento de um dossiê sobre pesquisa qualitativa e TDIC na Revista EDaPECI objetiva uma análise interdisciplinar, ao congregar pesquisas empíricas e estudos teóricos que usam as TDIC em seus processos de investigação ou que estudam como estes artefatos estão sendo incorporados em atividades de ensino ou de aprendizagem.
A seleção dos artigos deste dossiê teve sua gênese no 4º Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativa e 6º Simpósio Internacional de Educação e Comunicação, realizados simultaneamente entre os dias 5 e 7 de agosto de 2015, em Aracaju-Sergipe,. Os artigos selecionados e aprovados pela comissão científica dos eventos foram novamente analisados, revisados e ampliados, visando proporcionar aos autores uma retomada de seus artigos para oferecer a comunidade científica um texto mais robusto, em comparação com o publicado nos anais do evento.
Para a EDaPECI, os artigos foram selecionados tendo em vista duas temáticas: pesquisa qualitativa e o uso das TDIC. Evidentemente que, apesar da divisão pragmática dos artigos, busca-se uma inter-relação entre as duas temáticas, convidando os leitores a compreender a conexão entre os temas, aprofundando a temática da pesquisa qualitativa.
Por vezes desmerecida pela comunidade cientifica, a pesquisa qualitativa se configura como a investigação que valoriza a compreensão subjetiva dos dados, evitando as definições generalistas, apesar de que também é possível generalização no campo da pesquisa qualitativa, inclusive por oportunizar uma revisão epistemológica, desenvolvendo uma posição reflexiva e buscando compreender o conhecimento como um processo de produção e não de apropriação.
Destacamos, no planejamento de investigações tanto na área da educação como em outras áreas, a definição de um desenho metodológico consistente, fundamentado, detalhado e aberto a novas configurações, quando no desenvolvimento da pesquisa se torne necessário. Esse cuidado com o desenho é crucial, objetivando alcançar os objetivos propostos. Alguns erros são comuns quando um planejamento é realizado... Não é raro, numa pesquisa de iniciantes, a elaboração de um instrumento de coleta de dados sem conexão com a fundamentação teórica de base da pesquisa, tomando o instrumento limitado e que conduz a coleta de dados que não são significativos para a pesquisa.
Em outros casos, visualiza-se que o pesquisador fez coleta de uma infinidade de dados, sendo a maioria insignificante para seu estudo. Fazer a seleção dos dados a requer um tempo considerável do pesquisador, que poderia estar investindo na análise. O excesso na coleta de dados pode ocasionar uma espécie de fadiga mental, limitando o pesquisador nas análises. Muitas vezes os dados são apenas descritos, empobrecendo os resultados.
A disponibilização dos artigos desse dossiê foi realizada a partir da seguinte organização: os primeiros quatro artigos apresentam pesquisas científicas que tiveram como foco a metodologia qualitativa. Nosso objetivo é que o leitor possa compreender os desenhos metodológicos adotados por cada pesquisador/autor e poder analisar outras possibilidades de investigação que usem estes desenhos ou que possam adapta-los, a partir do objetivo de cada investigação.
Baixe o arquivo completo