Resistência docente à educação a distância (EAD): análise de trajetórias em busca de novas epistemologias
DOI:
https://doi.org/10.29276/redapeci.2016.16.14780.47-62Resumo
O estudo objetiva compreender processos de resistência docente em relação a EaD. Para tanto, realizou-se pesquisa fundamentada na metodologia história de vida, na perspectiva da abordagem qualitativa, com suporte na análise de quatro entrevistas com docentes de uma Instituição de Ensino Superior (IES), pública e federal localizada no estado do Ceará. Os dados foram analisados com referência nas categorias história de vida, vida profissional, domínio das TICs, EaD no ensino superior, ensino-aprendizagem e envolvimento com a EaD. O estudo sugere a existência de novas elaborações em torno da relação docência-ensino-aprendizagem suscitadas pelas experiências na EaD, e que convergem para discussões em torno de mudanças na identidade docente. A análise das entrevistados proporciona uma reflexão sobre o tema e, assim, outros estudos podem aprofundar a discussão de forma a contribuir com um novo discurso docente de forma que impacte a formação de professores com vistas a instituir novos processos de ensino-aprendizagem.
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