Resistência docente à educação a distância (EAD): análise de trajetórias em busca de novas epistemologias

Autores

  • Maria Aparecida da Silva Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB)
  • Lucineide Alvez Costa Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB)
  • Fabiana Pinto de Almeida Bizarria Universidade de Fortaleza

DOI:

https://doi.org/10.29276/redapeci.2016.16.14780.47-62

Resumo

O estudo objetiva compreender processos de resistência docente em relação a EaD. Para tanto, realizou-se pesquisa fundamentada na metodologia história de vida, na perspectiva da abordagem qualitativa, com suporte na análise de quatro entrevistas com docentes de uma Instituição de Ensino Superior (IES), pública e federal localizada no estado do Ceará. Os dados foram analisados com referência nas categorias história de vida, vida profissional, domínio das TICs, EaD no ensino superior, ensino-aprendizagem e envolvimento com a EaD. O estudo sugere a existência de novas elaborações em torno da relação docência-ensino-aprendizagem suscitadas pelas experiências na EaD, e que convergem para discussões em torno de mudanças na identidade docente. A análise das entrevistados proporciona uma reflexão sobre o tema e, assim, outros estudos podem aprofundar a discussão de forma a contribuir com um novo discurso docente de forma que impacte a formação de professores com vistas a instituir novos processos de ensino-aprendizagem.

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Biografia do Autor

Maria Aparecida da Silva, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB)

Vinculada a Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), onde atua na Área de Gestão Pública, e Educação a Distância, possui graduação em Administração de Empresas pela Escola Superior de Novos Negócios (1982), mestrado em Administração pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1994) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2000)

Lucineide Alvez Costa, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB)

Graduanda do Curso de Administração Pública ofertado pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira (UNILAB) desde o ano de 2011 com previsão para término em 2015. Integrante do Projeto Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) na UNILAB.

Fabiana Pinto de Almeida Bizarria, Universidade de Fortaleza


Doutorado em Administração (em andamento) - Universidade de Fortaleza (Unifor). Mestrado Acadêmico em Administração (Unifor), Especialização em Saúde Pública (Universidade Estadual do Ceará) e Graduação em Psicologia (Universidade Federal do Ceará)

 

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Publicado

2016-04-30

Edição

Seção

Educação a Distância Comunicação e interculturalidade