O uso da tecnologia móvel (celular) no contexto educacional
DOI:
https://doi.org/10.29276/redapeci.2017.17.034899.129-139Resumo
O presente trabalho objetiva compreender o uso das tecnologias móveis (celular) no contexto educativo, como recurso para estabelecer uma melhoria significativa na educação. Dessa forma, analisará a tecnologia móvel (celular) no contexto escolar como mecanismo facilitador do processo de ensino e aprendizagem, assim também as leis que proíbem, em diversos estados e municípios brasileiros, os dispositivos móveis (celular) em sala de aula, os compasses e os descompasses gerados por essa proibição à interação entre as TIC e a escola em um contexto geral. Esta pesquisa dar-se-á de forma qualitativa, através de análise de dados de pesquisadores da temática em questão, destacaremos o que cogitam autores como Mercado (2004); Antonio (2013); Valente (2014); entre outros, a fim de compreendermos a interação entre as TIC e o ambiente escolar, como também apresentaremos os resultados obtidos, entre os quais a necessidade de formação do professor, a criação de políticas públicas favoráveis a essa interação entre a telefonia móvel e a educação e, por fim, a criação de uma postura menos cética que compreenda a evolução pela qual passa a educação.
Downloads
Referências
ANTONIO, José C. Uso pedagógico do telefone móvel (Celular). Disponível em:<http://professordigital.wordpress.com/2010/01/13/uso-pedagogico-do-telefone-movelcelular/>. Acesso em20 de out. de 2015.
BARRAL, Gilberto Luiz Lima. Liga esse celular! Pesquisa e produção audiovisual em sala de aula. Revista Fórum Identidades, 2013.
BONILLA, M. H. S. Escola Aprendente: desafios e possibilidades postos no contexto da sociedade do conhecimento .Universidade Federal da Bahia;Salvador,2002.
DA SILVAI, Maria da Graça Moreira; CONSOLOII, Adriane Treinero. Uso de dispositivos móveis na educação–o SMS como auxiliar na mediação pedagógica de cursos a distância. Quinto elemento-design da informação, 2008.
DOS SANTOS, José Ozildo; DE SOUSA SANTOS, Rosélia Maria. O uso do celular como ferramenta de aprendizagem. RevistaBrasileira de Educação e Saúde, v. 4, n. 4, p. 1-6, 2015.
KEEGAN, D.The future of learning: From eLearning to mLearning. , 2006. http://learning.ericsson.net/mlearning2/project_one/book.html. Acesso em 10 de set. 2015.
KENSKI, Vani Moreira. Educação e comunicação: interconexões e convergências. Revista Educação e Sociedade. Campinas , v. 29, n. 104, p. 647-665, out. 2008 .
MELO, Rafaela da Silva; CARVALHO, Marie Jane Soares. Aplicativos educacionais livres para mobile learning. In: Anais do Encontro Virtual de Documentação em Software Livre e Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia Online. 2014.
MONTEIRO, Castellano Fernandes Monteiro–IOC-FIOCRUZ. Celular na sala de aula como alternativa pedagógica no cotidiano das escolas. Anais da 29ª reunião anual daANPEd-Educação, cultura e conhecimento na contemporaneidade: Desafios e Compromissos. Caxambu: ANPEd, v. 29, 2006.
MERCADO, Luiz Paulo Leopoldo. Tendências na utilização da informação e comunicação na educação. Maceió: EDUFAL, 2004.
OLIVEIRA, Mara Rúbia Sampaio. Mobile learning e ação docente: o celular em sala de aula. SIED: EnPED-Simpósio Internacional de Educação a Distância e Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância, 2014.
PRENSKY, Marc. Digital Natives, Digital Immigrants. On the Horizon: MCB University.Press, vol. 9, no05, out 2001.
RIBEIRO, Roseane Albuquerque. Tecnologias na educação: uma análise nacontemporaneidade. João Pessoa: Editora Universitária da UFPB, 2013.
SANTOS, Edméa. Educação online para além da EAD: um fenômeno da cibercultura. SILVA, M., PESCE, L.; ZUIN, A. Educação Online: cenário, formação e questõesdidáticometodológicas. Rio de Janeiro: Wak, 2010.
SILVA, Helena et al. Inclusão digital e educação para a competência informacional: uma questão de ética e cidadania e cidadania. Ci. Inf, v. 34, n. 1, p. 28-36, 2005.
TAJRA, Sanmya Feitoza. Informática na Educação: novas ferramentas pedagógicaspara o professor na atualidade./ São Paulo: Èrica, 2001.
UNESCO. PolicyGuidelines for Mobile Learning. Disponível em:
http://unesdoc.unesco.org/images/0021/002196/219641E.pdf. Acesso em: 10 de outubro de 2015.
VALENTE, José Armando. A comunicação e a educação baseada no uso das tecnologias digitais de informação e comunicação. UNIFESO-Humanas e Sociais, v. 1, n. 01, p. 141-166, 2014.
VIANA, Claudemir Edson. BERTOCCHI, Sônia. Pelo Celular...lá na Escola.