O uso da tecnologia móvel (celular) no contexto educacional

Autores

  • Fernando Silvio Cavalcante Pimentel Universidade Federal de Alagoas
  • Maria Janaína dos Santos Feitoza Universidade Federal de Alagoas

DOI:

https://doi.org/10.29276/redapeci.2017.17.034899.129-139

Resumo

O presente trabalho objetiva compreender o uso das tecnologias móveis (celular) no contexto educativo, como recurso para estabelecer uma melhoria significativa na educação. Dessa forma, analisará a tecnologia móvel (celular) no contexto escolar como mecanismo facilitador do processo de ensino e aprendizagem, assim também as leis que proíbem, em diversos estados e municípios brasileiros, os dispositivos móveis (celular) em sala de aula, os compasses e os descompasses gerados por essa proibição à interação entre as TIC e a escola em um contexto geral. Esta pesquisa dar-se-á de forma qualitativa, através de análise de dados de pesquisadores da temática em questão, destacaremos o que cogitam autores como Mercado (2004); Antonio (2013); Valente (2014); entre outros, a fim de compreendermos a interação entre as TIC e o ambiente escolar, como também apresentaremos os resultados obtidos, entre os quais a necessidade de formação do professor, a criação de políticas públicas favoráveis a essa interação entre a telefonia móvel e a educação e, por fim, a criação de uma postura menos cética que compreenda a evolução pela qual passa a educação.

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Biografia do Autor

Fernando Silvio Cavalcante Pimentel, Universidade Federal de Alagoas

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Alagoas

Maria Janaína dos Santos Feitoza, Universidade Federal de Alagoas

Pedagoga. Especialista em Gestão e Administração Escolar e em Estratégias Didáticas com uso das TIC

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Publicado

2017-12-19