Do texto ao hipertexto: reflexões acerca da leitura de jornais impressos e digitais na sala de aula

Autores

  • Ana Luísa Soares da Silva Universidade Federal de Alagoas
  • Lílian kelly Almeida figueiredo Universidade Federal de Alagoas

DOI:

https://doi.org/10.29276/redapeci.2013.13.31876.391-402

Resumo

O presente artigo discorre sobre texto, hipertexto e leitura. A pesquisa tem como objetivo principal compreender se as plataformas em que são veiculados os textos noticiosos interferem nas habilidades de leitura do leitor, bem como verificar quem lê melhor, se é o leitor de tela ou o leitor do impresso. Para tanto, elegemos o jornal impresso e o digital como suporte textual. Como estratégia, adotou-se o estudo de caso, através da análise sistemática de testes de compreensão aplicados para alunos do 3º ano do ensino médio de uma escola pública estadual de Alagoas. Os resultados dessa investigação demonstraram que leitores habilidosos lerão bem diante de qualquer plataforma, seja impressa ou digital, desde que a leitura seja guiada por um objetivo.

Palavras-chave: Texto - Hipertexto. Leitura. Jornais impressos e digitais.

 

ABSTRACT

The article discusses text, hypertext and reading. The research has as main objective to understand if the platforms where the news texts are aired can interfere with reading skills of the reader, as well as verifying who reads better, the screen reader or the printed reader. Therefore, we chose printed newspaper and digital as textual support. As a strategy, we adopted the case study, through the systematic analysis of comprehension tests applied to students of the 3rd year of high school in a public school of Alagoas. The results of this investigation demonstrated that skilled readers will read well on any platform, whether printed or digital, since reading is guided by a goal.

Keywords: Text - Hypertext. Reading. Newspapers printed and digital.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Luísa Soares da Silva, Universidade Federal de Alagoas

[1]Especialista em Mídias na Educação pelo Centro de Educação da Universidade Federal de Alagoas e Docente da Secretaria Estadual de Alagoas.

Lílian kelly Almeida figueiredo, Universidade Federal de Alagoas

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação/UFAL. Mestre em Educação (PPGE/UFAL), Especialista em Novos Saberes e Fazeres da Educação Básica (CEDU/UFAL), e Graduada em Ciências Sociais (ICHCA/UFAL). Professora Assistente II da Universidade Federal de Alagoas - Campus do Sertão, Coordenadora e professora do Curso de Mídias na Educação, Curso de habilitação de tutores e do Programa De Apoio Didático-Pedagógico ao Educador Do Agreste e Sertão Alagoano (PRODPEAL).

Downloads

Publicado

2013-12-30

Edição

Seção

Seminário Nacional do EDaPECI "Educação, Formação de Professores e TIC"