Aprendizagem móvel e interculturalidade: produção científica em cursos de pós-graduação da Universidade Aberta de Lisboa

Autores

  • Maria Ligia Rangel Santos Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia
  • Maria Natália Pereira Ramos Universidade Aberta de Lisboa

DOI:

https://doi.org/10.29276/redapeci.2016.16.15035.95-115

Resumo

O estado da arte das práticas de educação a distância e e-learning tem sido questionado em diversos países, ao considerar o descompasso entre a velocidade da emergência das novas tecnologias e o ritmo de sua incorporação nas atividades educativas e de gestão acadêmica nas instituições de ensino, bem como a sua qualidade e impacto sobre a aprendizagem, em todo o mundo. Várias publicações têm surgido, buscando delinear e problematizar teorias e métodos que fundamentam as práticas pedagógicas, as escolhas tecnológicas, os processos de ensino-aprendizagem, a qualidade e impacto. Este trabalho trata das principais contribuições da Universidade de Lisboa (UAb-Pt) ao conhecimento da aprendizagem móvel em contexto intercultural, através do estudo da produção científica em nível de pós-graduação realizada nesta universidade, delineando-se os principais objetos, teorias, métodos e conclusões da pesquisa nessa temática. A relevância de um estudo que focalize a produção desta instituição, pioneira em educação a distância em Portugal, é evidenciada pelas características das sociedades no mundo globalizado em constante movimento, tornando o contato e convivência, mediados pelas tecnologias, entre os povos e culturas uma marca nunca vista em outros tempos da história de humanidade. Aprender é ao mesmo tempo necessidade e consequência desse modo de estar no mundo.

Palavras-chave: Aprendizagem móvel. Interculturalidade. Produção científica.

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Biografia do Autor

Maria Ligia Rangel Santos, Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia

Maria Ligia Rangel-S. Professora Associada do Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia. Doutora em Saúde Pública. Ensina Educação e Comunicação em Saúde; Políticas de Saúde. Desenvolve pesquisas sobre Mídia e Saúde, Tecnologias de Educação e Comunicação em Saúde; Gestão do Conhecimento e da Informação em Saúde. E-mail: lirangel@ufba.br

 

Maria Natália Pereira Ramos, Universidade Aberta de Lisboa

Maria Natália Pereira Ramos – Professora Associada da Universidade Aberta e investigadora no Centro de Estudos das Migrações e das Relações Interculturais – CEMRI. Doutora em Psicologia pela Universidade de Paris V, Sorbonne. Ensina e pesquisa em áreas da psicologia, educação, saúde, comunicação e interculturalidades e suas interfaces com diferentes domínios e problemáticas. E-mail: natalia@uab.pt

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Publicado

2016-04-30

Edição

Seção

Educação a Distância Comunicação e interculturalidade