Tecnologias digitais de informação e comunicação, interculturalidade e formação docente

Autores

  • Maria Natália Pereira Ramos Departamento de Comunicação Universidade Aberta de Portugal

DOI:

https://doi.org/10.29276/redapeci.2016.16.15206.9-30

Resumo

Este artigo analisa e discute os principais contributos e desafios colocados pela utilização das tecnologias digitais de informação e comunicação na área da formação e educação a distância, na sociedade contemporânea global, multicultural, tecnológica e em rede. Destaca a importância das TIC, da literacia digital e da pedagogia online na educação atual, marcada por crescente internacionalização, transnacionalidade, diversidade cultural e interculturalidade. Acentua ainda a importância da promoção da formação neste âmbito e do desenvolvimento de competências pessoais, pedagógicas, tecnológicas, comunicacionais e interculturais nos processos de ensino e aprendizagem, na produção do conhecimento e na formação docente num mundo aberto e interdependente, caraterizado por rápidas mudanças sociais, culturais e tecnológicas.

Palavras-chave: Tecnologias Digitais. Interculturalidade. Educação e Comunicação

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Publicado

2016-04-30

Edição

Seção

Educação a Distância Comunicação e interculturalidade