A QUESTÃO DO TEMPO NA EDUCAÇÃO ONLINE: o que pensam os alunos virtuais
DOI:
https://doi.org/10.29276/redapeci.2009.2.2558.%25pResumo
O objetivo deste estudo foi analisar, se o tempo proposto dentro de um módulo em um curso online é o suficiente para responder as atividades, de acordo com os alunos virtuais. Utilizamos como metodologia o método misto com a abordagem no estudo de caso. Fizeram parte da amostra 43 cursistas de um curso de formação online. Para a coleta de dados foram utilizados: o questionário, enviado por e-mail para os cursistas e a observação do ambiente virtual de aprendizagem. Para análise foi feita a triangulação dos dados e a análise do conteúdo. Os resultados apontaram que muito remotamente os cursistas postavam as atividades em tempo hábil e atribuíam o fato a falta de tempo disponível para estudo, já que as atividades profissionais eram muito intensas; tinham responsabilidades familiares e o tempo proposto para responder as questões era curto, além do excesso de matérias (textos complexos) dentre outros motivos. Com isso foi possível perceber que existe um desequilíbrio na questão conteúdo disponível e tempo para realização das atividades, o que faz os alunos virtuais, muitas vezes, não acessem os conteúdos (textos e vídeos), procurando dar conta apenas do produto (atividades).
Palavras-Chave: Educação Online; Tempo; Professores-cursistas; Formação Continuada