DIDÁTICA E COMPETÊNCIAS DOCENTES: UM ESTUDO SOBRE TUTORIA NO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO A DISTÂNCIA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO DO PROJETO PILOTO DA UAB
DOI:
https://doi.org/10.29276/redapeci.2009.2.2561.%25pResumo
Neste trabalho, considera–se a docência como profissão do tutor. E, nessa perspectiva, a docência é a atividade do ensino e pesquisa que necessita de conhecimentos especializados, saberes e competências específicas adquiridos tanto por meio de processo de formação acadêmica permanente e contínua, quanto da prática. Torna –se necessário portanto identificar os critérios a serem avaliados na realização de uma pesquisa de avaliação de desempenho dos tutores. Para tanto foi realizada a revisão dos conceitos básicos sobre as ações desempenhadas pelos tutores relatadas na bibliografia. Foram ponderadas as ações que devem ser desempenhadas pelos tutores e sua importância no processo de ensino-aprendizagem, através da educação na modalidade a distância, ofertada pela IES. Os resultados apresentados devem ser utilizados para a melhoria do posicionamento estratégico da Instituição de Ensino Superior.
Palavras-chave: Tutoria, educação a distância, papel do tutor, avaliação da qualidade tutorial.